A missão (Diário do novoluar)

Hoje é o dia 19 e este capítulo se chama:
O que vou fazer pelos próximos noventa dias

A maratona para o 🏆 DESAFIO: Novembro com Noventa começou. Confirmaram presença os amigos @blffn, @Semeador, @Astronauta, @Soares, @Juvenal, @dougs, @795224890578427907125, @ElliotAlderson, @adriandanilo, @EstoVir @Murilo99, @MeloChristopher, @lutador2.0 e @jvictorhq.

Ainda está aberto para inscrições, é só passar lá e deixar nome e código. A data-limite de recaídas é 02/08 (claro que ninguém vai para a farra fazer uma “despedida de PMOzeiro” na véspera).

Nos próximos noventa dias, porém, diferentemente de como fiz em outros desafios, não ficarei muito por aqui.

O sistema de suporte que o Rewire oferece (fórum, companions, contador, etc.) é como um posto de apoio em um maratona. Tem água para quem precisa se reidratar e prosseguir a marcha. Se você tiver caído, pode te ajudar a fazer o curativo. Se você estiver passando mal, tem até uma equipe para te socorrer.

Mas postos de apoio não fazem o treino e o preparo em seu lugar. Não podem olhar o caminho por você e te prevenir de tropeçar. Não podem tampar o sol escaldante, para deixar o clima mais ameno e suave. Não podem te puxar pelas mãos na ladeira, quando faltarem forças.

Postos de apoio não vencem a maratona por você, e não é justo esperarmos do suporte aquilo que o suporte não poderá nos dar.

No entanto, alguns de nós (eu incluso), ainda somos o maratonista que para no postinho a cada 50m, para olhar quantos km faltam para terminar. Tomamos a água, batemos um papo… e com frequência não completamos a prova, tendo que recomeçá-la do início outra vez.

O que quero dizer é que, se não estivermos atentos, até o que é para ajudar pode nos distrair.

Pessoalmente, optei por não entrar em um grupo de Whatsapp que amigos aqui do fórum criaram. Inclusive, desativei as notificações que o fórum do Rewire me mandava por e-mail. Só vejo as mensagens e postagens quando entro… e às vezes fico um tempo sem entrar. O admin compreendeu e resolveu me manter como moderador assim mesmo.

Ainda que eu pare de praticar PMO, se eu faço disso o meu assunto central, a PMO ainda está ocupando uma parcela da minha mente e do meu tempo que deveria legitimamente estar sendo consagrada a áreas essenciais da minha vida.

Não estou de modo algum criticando o uso da rede de apoio, ou sugerindo que todo mundo saia e vá encarar a luta solitariamente. Nós aprendemos muito uns com os outros aqui. A troca reabastece, sim, nosso ânimo e nossa energia. O propósito de fazer um desafio coletivo é justamente esse.

Ser franco consigo mesmo e manter consciência da luta é importante. Mas eu sugiro, honestamente, que evitemos usar o espaço coletivo para relatar em cores vivas e riqueza de detalhes nossas recaídas, nossos fetiches, nossa fraqueza. Espero que não vejam nisso nenhuma censura ou “regra”, pois nesse momento não falo como moderador do fórum, mas como um simples amigo.

O Fórum é inteiramente aberto para desabafos, dúvidas e etc. É justamente um dos poucos lugares em que podemos falar das nossas questões sem tabus e constrangimentos. Apenas proponho prestarmos atenção se o que estamos conversando aqui não irá servir apenas para manter nossa mente fixada por mais tempo naquilo de que queremos nos libertar. Se não agregaria mais valor ao nosso crescimento empregar este tempo naquilo que desejamos nos tornar.

Posso resumir a ideia na frase dita por Rose, no Star Wars VIII: “É assim que vamos vencer. Não lutando contra o que odiamos. Mas salvando o que amamos”.

Amigos, nos próximos 90 dias estarei meio ausente, cuidando da minha missão. Mas é claro que passarei aqui de vez em quando, no nosso posto de apoio, para saber de notícias e trocar uma prosa.

Orando e torcendo por vocês. Bom início de maratona a todos!

Obrigado @lutador2.0 e @jvictorhq pelas dicas de bloqueadores e estratégias hacker anti-PMO!

11 Likes