Dia 03
Vou seguindo, cada dia procurando fazer algo fora da zona de conforto, nesse momento, algo que percebi nesse dia foi o comportamento passivo em momentos importantes, há melhoras se comparado a momentos passados, não sei se é autocobrança demais, mas tenho sempre a impressão que eu deveria ser mais e não ficar caindo em velhos erros, mas de que nunca é preciso ter calma e discernimento nesse momento, é preciso considerar que estamos transpor essa barreira ‘pmo’ o mais importante é ser honesto de admitir e fazer o necessário pra esse momento (o aqui e agora) seja fazer algo que se apresente de certo momento entediante mas necessário ou simplesmente não fazer nada (dá um tempo, apreciar o momento e calma desse instante).
Dia 04
Mais um dia na jornadafoi um dia tranquilo e de alinhamento de minhas intenções/metas com minhas atividades diárias, me ocupando alguns momentos do dia com costura, é um hobby que gosto de me ocupar ainda dá um trato nas roupas.
recaí, algumas coisas como excesso de trabalho, desorganização pessoal e outros coisas tem jogado meu humor pra baixo, tenho refletindo sobre isso, estou cogitando mudar de trabalho, pois isso tem dificultado meus estudos também.
Não quero criar espectativas, nem esperar encontrar o caminho do sucesso, mas hoje recebi e comecei a ler um livro “Tudo o que importa - de Joshua Millburn Fields, Ryan Nicodemus” já de início me identifiquei com a leitura, tenho interesse no assunto minimalismo, não no sentido da privação, mas de ter discernimento pra fazer escolhas mais inteligentes e largar vício como redes sociais e outros.
Irei anotar e aplicar aquilo que achar interessante desse livro, compartilharei com vocês parte disso.
A jornada continua, VAMOS EM FRENTE GUERREIROS!
Dia_01
Dia_02
Sigo lendo o livro “Tudo o que importa - de Joshua Millburn Fields, Ryan Nicodemus”
não quero induzir ninguém a seguir as ideias do minimalismo, mas essa leitura está me fazendo muito bem, recomendo muito esse livro, pois aborda a experiência de vida dos autores e como enfrentaram problemas pessoais relacionado a vida adulta.
Algo que estou tenatno entender e absorver nesse livro remete a uma questão pessoal que tento compreender, sobre consumismo, alguns sonhos meus se referam a bens e coisas materiais, no fundo uso como uma espécie de motivação para direcionar e investir minhas energias e tempo, porém sei que tenho de repensar tudo isso, não de desistir, mas de não esquecer outras prioridades, de dar atenção a amigos, dar um pouco de atenção aos familiares, de não cair no risco de correr atrás de coisas materiais e acabar na solidão.
fora essas grandes questões, algo que estou fazendo a partir do livro que vai me ajudar a me organizar é questionar os o uso dos objetos e coisas ao meu redor, de que forma isso acrescenta algum valor a minha vida, hoje joguei fora uma bota coturno velha (usei bastante), que eu insistia em guardar mesmo não tendo jeito de consertar mais. Adotei esse exercício, de início é um pouco desafiador, mas gostei dessa prática, amanhã tem mais!
Vamos pra mais um dia!
Dia_03
A autocobrança é algo constante que me persegue frenquentemente.
Diante dessa percepção, tenho focado em manter pequenos hábitos, pequenas atividades, uma delas que está sortindo um efeito incrível é a leitura, acho fantástico quando uma atividade produtiva além de manter ocupado mentalmente, vai te moldando pra uma pessoa melhor, tenho lido diariamente 30 minutos, outrso 30 minutos posteriores tenho aplicado o que aprendi.
O livro que venho lendo está nos relatos anteriores, não vou falar denovo pra não fiicar repetitivo, mas um exercício de desapego que venho fazendo (aqui abro espaço pra dizer que é algo que decidi fazer pra destralhar coisas que insisto em menter por perto) hoje abri mão de um notebook velho, que ainda funciona (me levou a várias recaídas) doei pra um amigo que vai fazer um uso melhor nos estudos. Disponho de outro notebook (com filtro de conteúdo X instalado) não é facil abrir mão, as lembranças pesam muito, mas tem cido um exercício desafiante.
Vamos em frente.
Dia_04 e 05_06
Passei dois bem cheios no trabalho, por isso me ausentei nesses dias.
sigo firme, estou mantendo uma rotina mínima produtiva, a leitura é a atividade mais aguardada no meu dia, estou amando a leitura do livro “Tudo o que importa - de Joshua Millburn Fields, Ryan Nicodemus” tanto que já lí todo e estou lendo novamente grifando e anotando pontos importantes. ALgo que tocou hoje na leitura, foi de refletir sobre os objetos e sonhos materiais que as vezes nos segam, nos fazendo esquecer das pessoas importantes que estão ao nosso redor, de dar devida atenção que elas merecem, isso me fez refletir sobre os familiares e amigos que raramente saudo enviando um mensagem de felicitação ou aniversário, afinal quando elas aniversariam? nunca me perguntei sobre isso.
SObre o vício, tenho visto algumas garotas garotas provocantes na rua, estou me educando a não ficar obsevando, desviando o olhar e me concentrando no que estou fazendo, também tenho me questionado, quantas garotas que já observei e não mudou ou acrescentou em nada na minha vida.
Vamos em frente!
Dia 07
Completo hoje uma semana sem pmo, além disso completo uma semana me desfazendo de tralhas que estava mantendo guardada no quarto, nas mochilas…
Fazendo esse exercício de desapego, lembrei de um hábito que tinha há alguns anos de escolher algo (assunto ou técnica de estudo) para aprender a usar praticando, fazendo análise se gostei, dificuldades, como me sentia, mas isso, só apenas depois de testar no minimo umas cinco vezes. Procurei lembrar quando parei de praticar esse hábito, levarei em diante essa hábito em frente comigo, pois tenho muita coisa a melhorar (comunicação, autocuidados, memória, organização) o mais legal que a mente da gente se sente desafiado e acaba se ocupando com algo produtivo que nos trona uma pessoa melhor. recomendo.
Vamos em frente.
Dia 13
Estou bem, alguns dias ausentes, mas na jornada.
Venho tendo muitos pensamentos eróticos, quase impossível de olhar uma mulher na rua sem pensar besteira, sigo lendo diariamente, não sei se tem relação, mas venho sonhando bastante, a leitura e o estudo vem ocupando boa parte do meu tempo.
No entanto, há uma inconformidade, uma certa ansiedade, de querer fazer várias coisas ao mesmo tempo, estudar para várias coisas (concursos, assuntos gerais) esse é um sentimento que vez ou outra surge nesses dias da jornada, uma carência, um desejo que acaba sendo canalizado para essas atividades na tentativa de me ocupar, pra dar a impressão para os outros que sou estudioso, é um pouco estranho eu mesmo afirmando isso, mas é algo pra eu me controlar, seguindo o que venho aprendendo com o minimalismo, muitos pensamentos e atividades que venho me ocupando, são sem sentido, só desperdício de tempo e energia, mas acredito que bons hábitos cultivados agora modulam meu futuro, o que escolho para esse momento, é leitura diária que torne uma versão melhor a cada dia e estudo para concurso, o resto não é prioridade.
Dia_14
Dia tranquilo, dormi bem, venho procurando aplicar os conceitos do minimalismo no campo mental, dos pensamentos, pois tenho facilidade em me distrair fácil, nisso, duas coisas são importantes e já bem conhecidas, fazer meditação (respiração diafragmática, colorir desenhos, recitação de oração ou mantra, dentre outros…)
Nesse processo, acho que o importante é vivenciar o presente (este momento) de forma consciente, frequentemente me vejo pensando em situações passadas e me preocupando com o futuro, o que realmente importa tá no aqui e agora, é importante vivenciar com frequência a o presente (cheiros, ambiente, emoções, texturas, dentre outras senções a nossa volta).
Dia 15
Reservei parte do dia de hoje lendo meu própio diário, algumas coisas ainda percebo que venho procrastinando, é uma terapia boa ler seus própios escritos, umas das questões que meceço dedicar mais atenção é a organização, erro muito na manutenção, em manter as coisas organizadas, vejo que vou acumulando compromissos e objetos quando vou tomar consciência quando tá um caos.
Mas não tou aqui pra me julgar, mas para me guiar por melhores escolhas, decidi organizando minha agenda e minhas roupas, posteriormente irei organizar outras coisas. A ideia é ser hoje melhor que ontem, sem pressa e sem cobrança.
Vamos em frente!
Dia 01
Recaí ontem tarde da noite, estava muito ansioso por um resultado de seleção de trabalho, prorrogaram a data do resultado, fiquei bastante revoltado, me descontrolei irritado por ter que esperar mais uma semana, caí numa espiral de ira e ao mesmo tempo de apatia, acabei jogando tudo pro alto.
Mas enfim, vida que segue, fica o arendizado pra não repetir essa situação, diante disso, tenho que aprender urgente técnicas para o controle das emoções, que me acalmem.
Uma coisa que pode ajudar nisso e que já conheço, é praticar a gratidão, frequentemente começo e não dou continuidade, mas isso vai mudar, está mudando, ´logo cedo ao acodar por “intuição” lembrei de uma técnica chamada EMPILHAMENTO DE HÁBITOS" que consiste em realizar uma sequência de atividades ou (mini atividades) sem pular nenhuma, comecei recitando uma afirmação que carrego no meu diário:
Cometi erros antes, mas não sou meus erros,
Eu acredito na minha capacidade de mudar e ser melhor"
Depois agradeci pela saúde, recursos (casa, equipamentos, roupas, inteligência/curiosidade,amigos…pelo dia que se inicia)
Parece estranho, mas de algum modo isso contribui para melhora do dia.
Vamos pra mais um dia.
Dia 02
Dia tranquilo, sigo com minha rotina de empilhamento de hábitos (leitura de afirmações, gratidão, hoje voltei a pular corda, é atividade que consome bastente energia, acho bom pq não precisa sair e se distanciar.
Nesse processo de se analisar diariamente, hoje fazendo uma comparação de minha rotina com meu eu de uns 10 anos atrás, não vi muita diferença (apenas contexto é outro) venho me ocupando e priorizando compromissos e atividades dos outros e deixando as minhas de lado, tenho me fechado no meu mundo interior, deixado a ansidade social, a timidez me dominar quando estou em grupos de pessoas, tenho evitado participar de eventos e festas, hoje mesmo arrumei uma desculpa pra não comparecer numa festa de amigos.
Depois dessa análise, confesso que me senti mal, de que não melhorei quase nada, mas lembrei da analogia do copo meio cheio ou meio vazio, depende de como escolhemos vê?
E SIM, MELHOREI MUITO E HÁ MUITO, principalmente minha percepção sobre mim, sou um cara curioso e habilidoso, aprende fácil as coisas, gosta de se arriscar até certo ponto, criativo e como aquele ditado, nem muito bonito pra não causar ciúme, nem feoi demais pra fazer vergonha.
Estou no caminho certo, seguimos em frente
Estamos juntos nessa, meu irmão, vai dar certo!
Obrigado brother!
Tânia junto na jornada.
Dia 03
Mais um dia bom, produtivo e sereno
Percebo que me comporto muito de forma racional, sempre tentando prever o que os outros estão pensando sobre mim, sobre o que vão achar…
Não tinha percebido isso antes, mas hoje um episódio me fez enxergar isso, fui executar um trabalho, do jeito que eu acharia que a pessoa ia querer e da minha forma, mais tarde, fiquei sabendo que a forma que fiz a tal pessoa gostou mais, isso me fez ver que tenho me “escondido” em muito achismos que tem escondido minhas capacidades, com medo das pessoas me julgarem mal. Um episódio simples, mas que me deixou mais confiante.
Sobre o pmo, passei o dia sem estímulos (sem ver mulheres na rua, sem redes sociais, apenas alguns pensamentos de garotas que tenho atração) mas tudo bem!
Dia 04
Hoje foi um dia mais ou menos,
Venho me esforçando pra fazer coisas que procrastino, porém me incomoda de muitas dessas coisas serem coisas que não estão associadas aos meus objetivos, desse jeito, vejo que não alcançarei meus objetvos e e metas.
Tenho que ter mais dedicação e foco aos meus ideais.
Vamos pra mais um dia.
Dia 05
Dia tranquilo, sem alterações de humor e emoções.
Nos meus pensamentos diários, tento me disciplinar pra fazer o que é necessário primeiro, mas com frequência acabo postergando aquelas atividades importantes, em razão de compromissos dos outros, acabo perdendo minha identidade, meu foco. Acabo caindo numa angústia e que por vezes me jogava a p… como forma de alívio.
Esses dias vagos, vazios, apesar do trabalho, o remédio tem se me ocupar, ocupar a mente e corpo, organizar minha minha mesa, mudá-la de lugar, organizar meus itens de higiene, minhas roupas, meus calçados, continuar o exercício de desapegar daquilo que não mais acrescenta valor em minha vida, não perder de vista meus objetivos, fazer pequenas atividades diárias que permitam isso virar realidade (estudar, meditar, exercícios físicos) e o mais desafiador, saber dizer não, não fugir dos compromissos.
Vamos em frente.
Dia 09
Estou bem, dormi bem a noite passada, não venho tendo tantos pensamentos p…
Só vejo que uma fraqueza minha é ficar olhando mulheres na rua, hoje mesmo sem querer querendo fiquei olhando duas, é uma briga terrível "os olhos " querendo dar só uma olhadinha e a consciência dizendo não , o pior que essas imagens ficam repetindo durante o resto do dia e noite. Mas fora isso, vou bem.
Há avanços, há melhorias a comemorar, veho seguindo minha rotina, também venho tomando algumas decisões que me permitirão mudar de trabalho logo logo. Outra coisa, parei de ficar sonhando em devaneios com garotas que tenho atração, acho que esses avanços são reflexos das atividades produtivas que venho executando, leituras, estudos pra concurso, exercícios físicos, organização pessoal… dentre outras.
vamos em frente guerreir@s!
Dia 10
Venho evoluindo cada dia, isso é um sentimento confortante, fortalecedor, hoje o patrão me criticou por sumir das redes sociais, simplesmente falei que tava ocupado lendo e estudando assuntos do trabalho e (SEGREDO - pra concursos também) a melhorar e evolução é lenta, por vezes acho que estou parado enquanto meus amigos seguem bem mais adiante (casados, com filho) mas me sinto bem, estou feliz com a vida que tenho, com o ambiente de trabalho e amigos (mesmo assim quero que melhore $$$, kkk)
Acredito que o caminho rumo à recuperação seja a construção dessa identidade, do trabalho de gostar de si, não ter raiva de suas imperfeições, aprender e saber conviver com elas, exercitar diariamente sair um pouco de sua zona de conforto, aprender dizer não, pra mim o passo mais difícil foi parar de mentir pra mim mesmo, pois é algo que chega ser praticamente imperceptível, pois me via agindo de forma indesejada pra depois pensar sobre as consequências dos meus atos pra mim mesmo e ainda mais lamentável se arrepender das minhas escolhas.
Isso tem sido um pouco de minha jornada, desejo que todos vocês estejam e fiquem bem.
Dia 12
Dia tranquilo, uma rotina cheia de afazeres,
Hoje tive alguns pensamentos tentadores me pedindo pra dar uma olhadinha rápida em vídeo de p… mas me controlei, alguns outros pensamentos começaram a me rondar sobre ficar fantasiando situações eróticas, mas sigo firme, não estou fazendo nada de novo pra me desviar desses pensamentos, só procurado me ocupar com alguns outra coisa produtiva, como leitura, alongamento, planejamento pessoal. vamos em frente.