A missão (Diário do novoluar)

Verdade! O sono é uma variável muito importante para combater a PMO. Eu uso o https://www.sleepcycle.com/ pra ajudar a me acordar fora do REM, é bem útil, realmente funciona.

6 Likes

@795224890578427907125, meu amigo, obrigado pela lembrança!
Em relação ao PMO, parece que deu uma estabilizada… a luta agora é no coração!
E você, como andam as coisas?
Abração!

7 Likes

@novoluar e @795224890578427907125, ja li tanta coisa no diario de vocês me inspirei, sofri junto e me senti motivado mais de uma vez! obrigado por sempre estar por aqui, mantendo a comunidade ativa!

6 Likes

Meu amigo @vibedigital, obrigado pela mensagem! Esse diário aqui anda meio parado, porque estou canalizando o tempo de Rewire para os desafios e trabalhos de moderação, mas é uma alegria poder compartilhar algo de útil por aqui. Obrigado pela sua participação na comunidade e pela amizade!

8 Likes

@novoluar como anda as coisas, meu amigo? Estou limpo há 18 dias e continuo na luta todos os dias…De vez em quando entro no fórum para interagir um pouco, mas não tenho mantido rotina no diário como na primeira vez, mas isso não significa que não estou comprometido, apenas estou em uma outra fase dessa batalha! Espero que esteja bem! Abraços.

7 Likes

Força meu amigo, estou com você!

4 Likes

Faz mais de 3 anos que eu não vinha aqui. Peço desculpas aos amigos que ficaram sem ter notícias.

Sou muito grato ao @Taher por ter criado esse aplicativo. Descobri em 2016, quando tomei a decisão de fazer alguma coisa para romper com o vício em PMO.

A vigilância constante, as metas de dias, os desafios, foram essenciais para sair da inércia. Conheci muita gente incrível aqui e, enquanto trabalhava de coração por essa comunidade, conquistava a minha própria independência.

Em dado momento, senti que era preciso me afastar do fórum para tentar tornar as conquistas contra o vício da PMO uma parte natural da vida, e não um tema central dos pensamentos o tempo todo. Acabei não avisando ninguém. Desculpem amigos, desculpe @Taher.

Continuei usando o app como um contador de dias. Embora eu não esteja mais fazendo streaks altos como nos velhos tempos (eu zero com qualquer MO, mesmo sem P), considero que consegui conquistar a autonomia que estava buscando. Não sinto mais vício, nem compulsão, a vida está fluindo bem, graças a Deus.

Mas eu quero mais. Sei que posso mais. Quero dar meu máximo na busca pelo autodomínio. Vou recomeçar, como um aprendiz.

4 Likes

Tb estou de volta ao basico! Vamos juntos! Velhos amigos em uma nova jornada em um novo luar!

1 Like

Dia 1.

Disciplina. Sem ela, a gente não tem como vencer.
Ter disciplina é fácil quando a gente está satisfeito.
A insatisfação é o gatilho para jogar a disciplina pela janela.

Então o dia hoje foi de trabalho e ralação.
E estou contente por isso. É muito bom ter pelo que batalhar.

Amanhã vamos seguir na constância!


@Adioz_aka_Adidas, obrigado pela força!
@lutador2.0 vamos recomeçar a estrada, velho amigo! Sempre, absolutamente sempre é tempo.

2 Likes

Apologies for English post in Portuguese category but seeing you back again made me feel so happy. Welcome back buddy.

6 Likes

I feel at home in this community. Thank you @Taher for the warm welcome and the support you have given us all these years.

3 Likes

Dia 2.

Lembrar do objetivo todos os dias. Todos os dias.
Acordei, olhei para o espelho, e dei valor para aquela pessoa que eu estava vendo.
Amo essa pessoa e quero o bem dela.
Vou trabalhar pelo sucesso dela, pela felicidade que ela busca.
A vida pode ser muito mais.

3 Likes

Dia 3.

Acordei pensando em uma garota que sigo no Instagram (uma garota normal, não é modelo nem posta fotos provocantes. Só é bonita mesmo).

De cara, percebi a armadilha. Eu me conheço, sei qual era a natureza desse pensamento e aonde poderia me levar. Se eu fosse lá dar “só uma olhadinha”, iria ficar igual o cachorrinho olhando o frango de padaria. Aquela beleza de frango que ele só pode olhar, mas não faz parte da sua realidade.

Desejar aquilo que está fora do alcance dispara o gatilho da carência. E a carência leva ao lado sombrio da Força. Sabemos o que um homem sozinho e carente em casa faz, pateticamente, para tentar se iludir.

Não dei sequência a esse pensamento. Acordei e fui trabalhar. É feriado, mas meus projetos precisam de mim para acontecer.

Razão de hoje: quero um relacionamento de verdade. Para isso, preciso renunciar às ilusões.

4 Likes

Dia 4.

Organizando direitinho, dá pra fazer tudo.

Cumprir as tarefas, construir progresso, aproveitar a companhia das pessoas, ter momentos felizes, sonhar.

O problema são os nossos desperdícios. O quanto de tempo vai para o ralo com as nossas distrações e ilusões. Quanta energia a gente gasta com coisa que não vale nada. Aí, realmente não sobra recurso pra viver com grandeza.

Hoje, graças a Deus, consegui usar meu tempo e minha energia com dignidade. O trabalho rendeu, senti satisfação com minha produtividade. Parece que a vida andou.

Razão de hoje: Se a gente não desperdiça nossa energia vital, imagina quanta coisa podemos fazer.

2 Likes

Dia 5.

Hoje é curtinho.

Amanhã tenho que acordar cedo para fazer uma prova. Bora lutar pelos nossos objetivos! Hoje vi um meme que dizia: “Lute como um boleto. Porque boletos sempre vencem” :joy:

Razão de hoje: Todo dia é uma oportunidade de fazer algo de valor. Não quero perder nenhum dos meus dias.

2 Likes

Estou acompanhando o seu retorno! Fico feliz em ver vc se tornando a melhor versão!

1 Like

Dia 10.

O milagre dos 100 dias.

Hoje quero contar uma história que fez parte da minha jornada. Era final de 2016, e eu vi que tinha perdido o controle sobre a PMO. Aquilo estava drenando a minha vitalidade e eu precisava fazer algo. Foi então que descobri este app (na época chamado NF Companion). Ainda não existia o fórum (que foi criado no final de 2017).

No começo, a luta era para conseguir uma marca de 7 dias. Eu caía o tempo todo. Quando muito, chegava a duas semanas. Até que, em 2017, comecei a ficar muito a fim de uma garota. Aquilo foi um combustível para firmar o propósito de não cair. Pensei: “até quando vou ficar me enganando com ilusões? Se eu vencer essa luta, a recompensa pode ser o relacionamento com uma garota de verdade”.

Os dias foram passando. Aprendi não só a disciplina em relação aos meus impulsos, mas em todas as áreas da vida. Era pura determinação. Tinha dia que eu acordava antes das 4h da manhã, tomava um banho gelado e ia trabalhar. E aos poucos, fui me aproximando da garota que eu estava a fim.

Cheguei aos famosos 90 dias, considerados um marco da renovação. Uma semana depois, participei de um seminário que foi durante o fim de semana, na chácara. A garota participou também, e nos aproximamos muito. O clima estava dando sinais de que ela poderia estar sentindo algo também.

Não vou ficar contando detalhes, mas queria dizer: quando demos o primeiro beijo, eu estava exatamente no dia 100 sem PMO. Foi quase como que uma profecia se realizando: realmente, a recompensa de abandonar as ilusões é que você se abre para as coisas de verdade. Pouco tempo depois, estávamos namorando.

Se alguém está começando e precisa de uma razão para acreditar que vale a pena todo esse esforço de resistência, espero poder dar o testemunho de que sim. Superar o vício não vai resolver todos os seus problemas, mas certamente vai te dar aquela energia que faltava para ir à luta.

Razão de hoje: Imagina poder trocar aqueles dias e noites solitários, na ilusão, por uma vida de verdade, com relacionamento de verdade. É possível. Começa quando a gente decide não procurar mais as sensações de mentira.

2 Likes

Dia 14.

De onde vem a força?

Tem dias que, simplesmente, PMO nem passa pela cabeça. São os dias mais fáceis.

Mas tem dia que as ideias de PMO vêm. E aí, o que segura a gente no lugar?

Às vezes é uma tarefa ou compromisso que temos que fazer, e nos mantém ocupados. Depois de fazer o trabalho, aquela tentação já passou.

Às vezes é uma conversa com uma pessoa importante na nossa vida - amigo, familiar, etc. Isso nos tira da carência da solidão, tudo parece mais vivo e alegre depois.

Às vezes é uma meditação, uma oração, uma leitura edificante. Coisas que elevam nosso espírito e direcionam o pensamento para coisas superiores.

Às vezes é movimentar o corpo: academia, caminhada, andar de bicicleta, lavar a louça, passear com o cachorro, enfim. O corpo não é só um pedestal para a cabeça. Não dá pra ficar vivendo só dentro da própria mente.

Muitas coisas diferentes podem nos ajudar a vencer a tentação. O que eu nunca vi é conseguir vencer ficando solitário, trancado dentro de casa, só na internet. Não conseguiremos vencer a batalha sem uma rede de apoio. Vamos buscar aquilo que pode nos ajudar.

Razão de hoje: Se eu vencer hoje, continuarei em pé, podendo ser apoio para mais pessoas.

4 Likes

Dia 32.

Aproveite o embalo.

Uma coisa que aprendi nesse tempo de jornada: o vício da PMO exerce uma força de atração similar à gravidade.

Quanto mais próximo estamos do vício (por exemplo, quando acabamos de recair), maior a força de atração. É comum, depois de uma queda, ter outras quedas na sequência. E conseguir sair do chão requer muita energia, como no lançamento de um foguete.

Durante o lançamento, é preciso uma disciplina de ferro. E depois de decolar, quanto mais a gente sobe, menor é a força gravitacional. Até que, depois de certo ponto, a gente consegue avançar sem fazer muito esforço.

Vitória? De jeito nenhum. Pelo contrário, é aí que a vigilância é mais importante. Foguete distraído tromba em asteróide.

Neste momento, já me sinto livre da força gravitacional da tentação. Não tenho nenhuma vontade de procurar P, e afasto facilmente os pensamentos tortos que surgem. Se eu aproveitar esse embalo, continuarei avançando rumo aos objetivos pessoais.

Mas não dá para distrair. As tentações começam sutis, e se deixar alastrar, a gente perde o controle. Manter a mente centrada no propósito.

Razão de hoje: se eu conseguir cumprir meus objetivos profissionais até o fim do ano, em 2023 alguns sonhos começam a se realizar. Bora!

3 Likes

Dia 42.

Um homem sem um sonho não é nada.

Não dá para acordar e levantar da cama todos os dias se a gente não tiver esperança. Se não tivermos a visão de um futuro melhor pelo qual queremos nos esforçar. Uma causa pela qual valha a pena fazer sacrifícios.

Esse sonho pode ser o de construir uma família, alcançar uma relação mais profunda com Deus, contribuir para a sociedade, alcançar um nível de excelência em alguma atividade, realizar uma conquista pessoal - você dá o nome.

Quando temos motivos para agir, temos motivação. Não podemos perder esses motivos de vista. Eles são nossa estrela do norte, nosso guia na noite escura, uma fonte de alimento para a nossa esperança.

Para dizer não para a tentação da PMO, você precisa ter um sim muito forte para alguma outra coisa. O homem não consegue viver no vazio.

Razão de hoje: neste dia, o meu SIM muito forte é terminar o curso de graduação. Preciso terminar o último trabalho e entregar. Depois disso, sou um cara formado. A tentação de procrastinar, me sentir solitário, querer “ver alguma coisa na internet”, está me rondando… mas eu vou, com a força de um gigante, meter a cara no trabalho e conquistar o meu título!

2 Likes