Hoje é o dia 9 e este capítulo se chama:
Prepare-se para vencer a maratona contra o vício
Ao longo da sua jornada, você já passou pela fase do herói, em que parece que nada irá te derrubar? Seja porque está há alguns dias sem sentir tentação (e parece que “ficou fácil”), ou porque está com uma motivação de ferro, disposto a superar qualquer desafio?
Nesse tempo, você também já passou pela fase UTI, que parece tão frágil que qualquer coisa vai derrubar? Você está por um fio, sem resistências, e quando se salva é só por intervenção divina?
Se você já está há algum tempo nessa luta, já deve ter conhecido essas duas fases. Já deve ter alternado entre elas. Em qual está agora?
Tem horas que a gente fica farto de subir e cair, subir e cair… e quer fazer alguma coisa para quebrar o marasmo e vencer a recaída de uma vez por todas. Se esse é o seu caso, gostaria de compartilhar duas reflexões e te fazer uma proposta.
Primeiro é que, infelizmente, não existe nada que você possa fazer literalmente agora para vencer de uma vez por todas. O reboot não é uma corrida de 100 metros. Dar todo o seu gás em um instante não vai te fazer terminar a prova. O reboot é uma maratona, é prova de resistência. Para atingir 90 dias no contador, você precisa ficar 90 dias sem cair. Simplesmente não existe jeito de acelerar isso. Serão 90 dias lidando com seus próprios pensamentos, com os estímulos a seu redor, com a sua própria ansiedade. Se paciência não é o seu forte, recomendo fortemente investir nesse atributo para poder um dia vencer.
O que é possível fazer nesse instante, então?
Pela experiência, aprendi que existem alguns essenciais. O primeiro é ter um sistema. Você já viu algum time de futebol vencedor jogar sem nenhum esquema tático? Já viu alguma equipe de bombeiros entrar num prédio em chamas sem nenhum plano? Ou alguém conseguir fazer um bolo sem seguir nenhum procedimento?
E por que nós achamos que iremos vencer um vício só com a força da vontade, sem nenhuma estratégia, organização ou método? É preciso conhecer a fundo os padrões de situação que te fazem cair e cercar-se dos cuidados necessários. Por exemplo, instalar bloqueadores (por favor, sugestões!). Preencher o tempo ocioso com atividades. Sair do Instagram. Etc.
Outro equívoco é encarar o vício como um hábito isolado na sua vida. Não existem hábitos isolados, apenas sistemas de hábitos, interligados. Você é uma pessoa inteira, o que você faz em uma área da vida afeta todas as outras. Ninguém vence a pornografia se não estiver trabalhando no projeto de ser uma pessoa melhor. Sugiro dar uma passada no tópico VOCÊ ESTÁ FAZENDO ERRADO! Tradução do "My thoughts on Rebooting", do amigo @Juvenal.
Por fim, a minha proposta: já coloquei essa maratona no meu calendário e quero te chamar para vir comigo. É uma meta pessoal que estou transformando em desafio público:
Novembro com Noventa. Nosso objetivo é chegar no dia 01 de novembro com 90+ dias no contador. Em vez de chegar no réveillon de 2019 e dizer: “esse ano vou conseguir meu reboot”, vamos pegar a virada de surpresa e já chegar com a meta cumprida. Para que 2019 não seja o ano de vencer, mas de usufruir a vitória e fazer nossas maiores conquistas.
90 dias porque é o tempo médio para seu cérebro refazer as ligações mais fortes de dependência que te fazem recair com frequência (reboot). Se você acha 90 dias uma meta muito alta, por ainda estar tendo dificuldade para alcançar metas menores, lembre que no início de 2018 esse desafio foi feito e 5 brasileiros completaram o reboot. Nosso fórum era bem menor do que é hoje. Aceite o desafio e descubra como sua força pode ser grande
Em breve criarei o tópico do desafio. Quem topa? Leitores do diário @lutador2.0 @jvictorhq @MeloChristopher @795224890578427907125 @sadraw @Chucks @Soares @torres25 @dougs @Astronauta @blffn @Semeador @mateushfg19?