𝐂𝐚𝐟𝐞 𝐋𝐚𝐭𝐭𝐞 ☕ㅤㅤㅤ

Ter, 9 Jul 2024

2 dias concluídos! :white_check_mark:

Já se passaram 2 dias desde aquela recaída no domingo. Naquele mesmo dia, eu treinei. Acho que o treino de certa forma interrompeu o efeito caçador. Ontem adicionei um novo hábito à minha rotina, que é tomar banho de sol.

Como mencionei anteriormente, preciso corrigir muitas coisas. Estou experimentando mudar a rotina e os hábitos, tentando novas abordagens. Sem perceber, estava preso em um ciclo repetitivo.

Estou pensando em retomar os estudos e dicas novamente. Publiquei alguns e parei de postar. Vou tentar definir um horário também para postar as notas em horários acessíveis.

Em relação a novas medidas, estou pensando em instalar bloqueadores. Já ativei nas contas do Google e YouTube. Bloqueadores são fundamentais, uma vez instalados, pensamos duas vezes antes de recair.

Subconscientemente, meditações e orações ajudam bastante! Ter um interruptor para os pensamentos e ações é necessário. Se a vontade de recair surgir, faça 100 polichinelos ou 100 flexões.

Boa tarde, soldados. Deus abençoe!

Versículo do dia :open_book:

‭Salmos 31:24

²⁴ Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam pelo Senhor!

2CoX

Seg, 16 Julho 2024 :trophy:

Estou começando uma nova etapa aqui no fórum, relatando corretamente o processo da prática No Fap. Minha preferência inicial é o modo Hard Mode, podendo fazer alterações durante o período.

• Práticas e exercícios durante o processo:

  • Devocional
  • Exercícios físicos
  • Meditação
  • Leitura
  • Estudos

14105

3 Likes

Sexta-feira, 19 de julho de 2024 :trophy:

3 dias de No Fap concluídos! :white_check_mark:

Em uma rotina de tédio e muita produtividade, tenho mantido uma boa sequência. Um dos grandes desafios nessa Streak inicial é lidar com o tédio e baixa energia. Tenho contornado bem isso com uma lista de tarefas/atividades. Um dos gatilhos da minha recaída era a procrastinação. Ficava horas em telas, depois ficava entediado e quando me dava conta, estava consumindo conteúdo +18.

Venho mantendo o devocional diário, alimentação equilibrada e uma boa hidratação. Tenho feito anotações, correções e bloqueado possíveis novas ameaças (gatilhos). Hoje, por exemplo, lidei com vários gatilhos, só ficamos presos neles se compactuarmos. Na maioria dos casos, nos submetemos aos gatilhos porque queremos e não porque fomos fisgados. Essa auto sabotagem só abre caminho para uma recaída.

A melhor coisa que fiz nesses três dias foi voltar para Deus. Só ele pode nos curar e nos libertar desse vício!

Isaías 55:6-7

⁶ Busquem o Senhor enquanto é possível achá‑lo; clamem por ele enquanto está perto.
⁷ Que o ímpio abandone o seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte‑se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte‑se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão.

Salmos 18:2

² O Senhor é minha rocha, minha fortaleza e meu libertador; meu Deus é meu rochedo, em quem encontro proteção. Ele é meu escudo, o poder que me salva e meu lugar seguro.

2 Likes

Quinta-feira, 25 de Julho de 2024 :trophy:

Reinício!

6 dias depois, eu volto a publicar aqui no blog. Tinha me ausentado por dois motivos… Recaídas e estive gripado. Estou melhor, porém estou sem motivação para escrever notas, por isso tentarei ser objetivo.

De sábado para domingo, fui bombardeado com gatilhos e acabei cedendo no domingo 2x. Logo depois, nestes últimos 3 dias, acabei ficando gripado e hoje novamente eu recai.

Uma das estratégias que adotei após essa última recaída foi parar de contar os dias. Eu monitoro de vez em quando, sinto que é mais tranquilo dessa forma.

Fazer uma dieta tem sido fundamental mental também, já que não vinha me alimentando adequadamente. Passei a tomar chás novamente, é bom, é relaxante.

E por último, estou fazendo algumas manutenções, preciso atualizar e reorganizar algumas coisas.

Versículo do dia:

Mateus 5:16

¹⁶ Da mesma forma, brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem a seu Pai, que está nos céus.

1 Like

Sexta-feira, 26 de julho de 2024 :trophy:

Finalizamos o primeiro dia! :white_check_mark:

Hoje foi um dia especial, pois estou celebrando meus 23 anos, graças a Deus!

Consegui ser um pouco produtivo, reorganizando minhas tarefas, objetivos e metas. Depois de uma recaída, é importante começar devagar, sem agir de forma desordenada e sem um plano.

1- Comece devagar: Estabeleça pequenas metas e vá aumentando aos poucos, assim as grandes coisas fluirão naturalmente.

2- Seja consistente: Pratique com determinação e regularidade até se tornar disciplinado.

Estou sentindo os efeitos da recaída, como tédio e dificuldade de concentração. Não consigo me dedicar aos meus hobbies, falta inspiração para escrever, ler ou desenhar. Mas quem é bom em dar desculpas, não é bom em mais nada! Estou me esforçando, lutando contra as adversidades. Além disso, concluí meu devocional e algumas pequenas metas hoje.

Vou tentar levar o No Fap de forma simples e natural, concluindo as metas gradualmente. Estou monitorando a contagem, mas só atualizo quando alcanço um novo marco. Durante a noite, farei algumas mudanças, como ir dormir cedo, ter uma alimentação leve, ler, meditar, orar e descansar.

Estou começando a trabalhar no horário em que sou mais propenso a recaídas. Assim, poderemos planejar melhor a rotina diária!

Versículo do dia:

1Coríntios 16:13

¹³ Estejam vigilantes, mantenham‑se firmes na fé, sejam corajosos, sejam fortes.

0f382cce9e36ccdea7fbfa064b88a81f416d98c2r1-500-450_hq

1 Like

Sáb, 27 de Jul 2024 :trophy:

2 dias concluídos! :white_check_mark:

Mais um dia se encerra, completando 2 dias de sucesso! Hoje foi um dia mais tranquilo, optei por ficar mais inativo. Continuo trabalhando durante a noite, pois é quando estou mais propenso a recaídas. Principalmente nas madrugadas de sábado para domingo!

Além disso, concluí meu devocional e algumas tarefas do dia. Estou me sentindo mais produtivo, motivado e confiante, mantendo a humildade e concentração.

Para evitar recaídas, estabeleci algumas estratégias para hoje:

  • Aumentar o volume da televisão para não sentir vontade de ligá-la durante a madrugada
  • Desligar o celular e deixá-lo em outro cômodo
  • Tomar um banho relaxante ou gelado
  • Realizar um ou dois desafios físicos para quebrar o ciclo de uma possível recaída (como 100 flexões ou 100 polichinelos).

Versículo do dia:

1Timóteo 6:12

¹² Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.

1 Like

Sábado, 3 de agosto de 2024 :trophy:

9 dias concluídos! :white_check_mark:

Após uma ausência de 7 dias, estou de volta para compartilhar algumas novidades aqui no Rewire. Durante esse tempo, tenho me dedicado a aprimorar minhas estratégias e pesquisas para melhorar minha streak. Tenho buscado simplicidade e eficiência, adotando a técnica japonesa 5s. Esse método de gestão da qualidade e organização é amplamente utilizado em ambientes de trabalho para aumentar a produtividade e eficiência, criando um ambiente mais seguro e agradável.

Descobri que existem 6 fatores que podem reduzir ou atrapalhar os benefícios do No Fap:

  1. Expectativas irreais: É importante não criar expectativas muito altas, pois os benefícios do NoFap podem ser diferentes para cada pessoa e levar tempo para se manifestar.

  2. Falta de apoio: Ter um suporte, como grupos de apoio ou pessoas com objetivos semelhantes, é essencial para manter a motivação e superar desafios.

  3. Estresse e ansiedade: Altos níveis de estresse e ansiedade podem aumentar os desejos e impulsos, dificultando a prática do NoFap.

  4. Hábitos substitutos não saudáveis: Substituir a masturbação por comportamentos prejudiciais, como o uso excessivo de mídias sociais ou substâncias, pode não resolver os problemas subjacentes.

  5. Falta de objetivos claros: Ter metas definidas e um propósito claro é fundamental para o sucesso do NoFap e evitar desvios.

  6. Desconhecimento das razões pessoais: Compreender profundamente seus motivos para adotar o NoFap é crucial para manter a motivação e adesão a longo prazo.

Versículo do dia:

Salmos 20:7

⁷ Alguns confiam em carros de guerra, outros confiam em cavalos; nós, porém, confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus.

1 Like

Domingo, 4 de Agosto de 2024 :trophy:

Recaída! :x:

E voltamos à estaca zero novamente. Preciso refletir em qual tecla estou clicando e errando. Eu poderia me ausentar até me recompor, porém não vejo necessidade… Sem falar que tenho muitas ferramentas para compartilhar.

Outra coisa que poderia fazer era me isolar e recair outras 10 vezes, porém essa atitude é de um derrotado que aceita a derrota. Não podemos levantar a bandeira branca! A luta é constante!

Enfim, é corrigir o que deu errado, maximizar o que deu certo. E disciplina e sinceridade! Sabemos que erramos e, mesmo sabendo que está errado, continuamos no mesmo erro.

3 Likes

Terça-feira, 5 de agosto de 2024 :trophy:

1 dia concluído! :white_check_mark:

Ainda estou lidando com os efeitos das recaídas do último domingo, como a falta de energia que me fez procrastinar e a falta de produtividade ao longo do dia. No entanto, de forma positiva, consegui concluir o meu devocional esta tarde. Além disso, acabei de ativar alguns bloqueadores em várias redes sociais.

Uma das medidas que pretendo adotar é limitar o tempo que passo no Instagram e YouTube. Que de acordo com o relatório Global Digital 2024, os brasileiros passam mais de 9 horas conectados, ocupando o segundo lugar com 9h13, atrás apenas da África do Sul com 9h24.

Exercícios de lógica e estratégia são excelentes para estimular a mente, melhorando habilidades como resolução de problemas, raciocínio crítico e planejamento. Por isso, decidi começar a jogar xadrez e outros jogos complexos, além de retomar gradualmente o hábito de desenhar e escrever.

Versículo do dia:

Colossenses 3:23-24

²³ Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, não para os homens,
²⁴ sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança, pois é a Cristo, o Senhor, a quem vocês servem.

2 Likes

Sábado, 10 de Agosto de 2024 :trophy:

Como dito anteriormente, trabalhar a mente é fundamental para o desenvolvimento pessoal e o bem-estar geral. Incluindo atividades como leitura, aprendizado contínuo, meditação e prática de habilidades cognitivas. Além disso, cuidar da saúde mental e emocional, mantendo um equilíbrio entre trabalho, lazer e relacionamentos saudáveis, também é essencial para um desenvolvimento integral.

No campo da psicologia e da educação, tradicionalmente a inteligência tem sido reconhecida como uma única capacidade geral medida pelo coeficiente intelectual. No entanto, o neuropsicólogo Howard Gardner revolucionou essa ideia com sua teoria das inteligências múltiplas. Segundo Gardner, existem nove tipos de inteligência, cada um com suas próprias habilidades e pontos fortes.

Se você se identifica com alguma dessas inteligências, é importante desenvolvê-la e fortalecê-la. Lembre-se que o sistema educacional tradicional costuma valorizar principalmente as inteligências matemática e linguística, mas todas as inteligências são igualmente importantes e válidas.

  • inteligência matemática e lógica

Esta inteligência refere-se à capacidade de resolver problemas matemáticos e lógicos, identificar padrões e raciocinar dedutivamente. Aqueles que se destacam nessa área geralmente têm talento para matemática, estatística e programação.

  • Inteligência linguística

A inteligência linguística está relacionada com a capacidade de compreender e usar a linguagem de forma eficaz. Pessoas com essa inteligência têm capacidade de ler, escrever, falar e compreender o significado das palavras. Costumam se destacar em áreas como literatura, jornalismo e comunicação.

  • inteligência musical

A inteligência musical não consiste apenas em apreciar música, mas também em compreendê-la, interpretá-la e criá-la. Pessoas com essa inteligência têm facilidade em tocar instrumentos, reconhecer ritmos e melodias e compor músicas. Destacam-se em áreas como música, composição e produção musical.

  • Inteligência visual e espacial

A inteligência visual e espacial está relacionada à capacidade de visualizar e manipular objetos no espaço. Pessoas com essa inteligência têm facilidade para desenhar, projetar, interpretar mapas e planejar espaços. Destacam-se em áreas como arquitetura, design gráfico e engenharia.

  • Inteligência cinestésica

A inteligência cinestésica refere-se à capacidade de controlar o corpo e realizar movimentos coordenados. Existem dois tipos de inteligência cinestésica: aquela que está relacionada à expressão corporal, como dança e esportes, e aquela que está relacionada às habilidades manuais, como artesanato e escultura.

  • Inteligência interpessoal

A inteligência interpessoal refere-se à capacidade de compreender e relacionar-se eficazmente com outras pessoas. Pessoas com essa inteligência têm capacidade de ter empatia, motivar, liderar e colaborar em equipe. Destacam-se em áreas como psicologia, coaching e liderança.

  • inteligência intrapessoal

A inteligência intrapessoal está relacionada à capacidade de se conhecer, refletir e compreender as próprias emoções e pensamentos. Pessoas com essa inteligência têm facilidade de introspecção e autoavaliação. Eles se destacam em áreas como filosofia, psicologia e redação pessoal.

  • inteligência naturalista

A inteligência naturalista refere-se à capacidade de observar e compreender a natureza, distinguir diferentes espécies de animais e plantas e compreender os sistemas ecológicos. Pessoas com essa inteligência têm talento para botânica, zoologia e conservação ambiental.

  • Inteligência existencial

A habilidade de refletir e ponderar sobre os aspectos fundamentais da existência humana foi considerada uma das últimas inteligências múltiplas categorizadas por Gardner. É uma característica comum em pessoas questionadoras que instigam outras a pensarem sobre infinitas possibilidades, como professores, filósofos, sociólogos e líderes religiosos.

2 Likes

Sexta-feira, 16 de Agosto de 2024 :sunny:

12 dias concluídos! :white_check_mark:

Hoje completei 12 dias de NoFap e estou animado para compartilhar minha experiência até agora. Nos primeiros dias, senti uma mistura de ansiedade e tristeza, principalmente porque estava ajustando minha rotina e tentando lidar com os impulsos. No entanto, também percebi minha energia retornar gradativamente e uma clareza mental que não tinha antes devido à neblina cerebral.

A concentração nas minhas atividades diárias melhorou significativamente. Estou mais focado no trabalho e consegui avançar em projetos que estavam estagnados. Além disso, concluí meu devocional e algumas tarefas do dia. Também notei uma melhora no meu humor e nas interações sociais. Em vez de me sentir desmotivado e cansado, estou mais engajado e positivo.

Um aspecto interessante foi perceber como meus padrões de pensamento mudaram. A sensação de estar mais presente e consciente das minhas ações é bastante gratificante. Sinto que estou desenvolvendo uma maior capacidade de autocontrole e uma melhor compreensão dos meus próprios desejos e metas.

Claro, não foi fácil. Houve momentos de tentação e frustração, mas cada vez que superei essas fases, minha confiança cresceu. O apoio do grupo e o foco em objetivos pessoais têm sido cruciais para me manter motivado. E o principal, voltar para Deus. Como eu disse lá no início da caminhada… Só Ele pode nos curar e nos libertar desse vício!

Me sinto bastante motivado com o trabalho feito até aqui, é importante manter o equilíbrio e continuar melhorando em diferentes aspectos.

Versículo do dia:

Atos 3:19-20

¹⁹ Arrependam‑se, pois, e voltem‑se para Deus, para que os seus pecados sejam apagados, ²⁰ para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, que já foi designado a vocês, Jesus.

2 Likes

Domingo, 25 de Agosto de 2024 :sunny:

Recaída! :x:

20 dias depois, tive uma recaída. À medida que os dias foram passando, fui perdendo o foco e o equilíbrio, até que acabei recaindo. Foi uma recaída diferente, sem vontade real de fazer aquilo.

Não perdi todos os benefícios, porque foi apenas uma recaída em 20 dias. Eu teria perdido tudo se tivesse caído no efeito cascata/caçador. Outro ponto positivo é que tive apenas uma recaída neste mês de agosto.

Tive um bom progresso, ganhei muita experiência e aprendi lições valiosas. Agora é hora de fazer uma autoavaliação, me preparar para setembro e recomeçar.

Além disso, agora posso relatar corretamente a sequência desde o início, já que não vinha mantendo a constância. Sei que relatos como este podem ajudar muitas pessoas. Então, vamos lá!

2 Likes

Segunda-feira, 26 de Agosto de 2024 :sunny:

1 dia concluído! :white_check_mark:

Hoje foi o primeiro dia concluído com sucesso, embora tenha exigido bastante atenção para evitar o efeito caçador. Ontem e hoje, realizei uma manutenção no ambiente, pois notei que havia perdido a organização. E um ambiente limpo e organizado é fundamental para o bem-estar físico e mental.

Versículo do dia:

Efésios 5:1

¹ Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados,

2 Likes

Terça-feira, 27 de Agosto de 2024 :sunny:

2 dias concluídos! :white_check_mark:

Segundo dia concluído, hoje consegui concluir algumas tarefas. Sinto alguns efeitos da última recaída, como procrastinação, energia baixa, desmotivação e improdutividade. E ligado a isso, eu passei nesses dois primeiros dias muito tempo em redes sociais como Instagram, YT e Whatsapp. Sem falar que tenho ido dormir às 1:00 AM ou até 2:00 AM. Isso não é saudável! E sendo sincero, ainda não excluí o que me fez recair (feito).

E no No Fap temos que ser sinceros e honestos. Não adianta esconder gatilhos de estimação como imagens, dancinhas, áudios, você só está enganando a si mesmo. Tem que fazer uma limpeza!

A reversão dos danos causados pelo PMO só será 100% completada se fizermos o No Fap 100% limpo, sem trapacear, sem pular etapas. Hoje reparei que não dá para continuar usando redes sociais, tem muito conteúdo apelativo, aparece mesmo se excluirmos. Por isso vou usar o Instagram de forma estratégica, na sequência eu excluo.

Setembro está chegando e logo começa também o #nofapseptember. E cara, você não deve largar o No Fap por 30 dias e depois recair outros 30 em Outubro. Tem que largar esse vício de vez, porque esse vício não te traz nenhum benefício. Que vantagem se pode obter com isso? O quão vazio é ficar horas colado na tela assistindo essa sujeira, sentindo prazer vendo pixels com várias abas abertas. Masturbação não é saudável, masturbação não é sexo!

Já parou para pensar quantas oportunidades vocês deixaram para trás por conta desse vício. De visitar lugares, conhecer novas pessoas, namoradas e estar bem-sucedido. É, assim como outros vícios, o PMO é apenas mais um que te atrasa.

A mudança é agora, soldados! Renunciar ao que é velho, para vivenciar o novo.

Versículo do dia:

Mateus 6:33-34

³³ Busquem, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. ³⁴ Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Bastam a cada dia os seus próprios problemas.

2 Likes

Quarta-feira, 28 de Agosto de 2024 :sunny:

3 dias concluídos! :white_check_mark:

Terceiro dia concluído, ainda com muitas oscilações. Tenho picos de produtividade e momentos de declínio, mas estou mantendo os perigos de uma recaída afastados. Aparentemente, passei pelo teste do efeito caçador; desta vez, não tive um impulso forte que me levasse a recair. Porém, isso não é motivo para relaxar!

Acho impressionante como o “crack digital” tira o brilho da pessoa, assim como a inspiração para atividades. Aos poucos, deixei de desenhar, de ler, de jogar bola e de me aventurar em coisas novas. Me afastei das amizades e fui ficando recluso em casa. E isso não se aplica apenas ao vício em PMO, mas também a outros vícios, como drogas, bebidas alcoólicas, cassinos, etc.

Preciso substituir hábitos negativos por positivos. Inicialmente, vou começar com 1 ou 2 hábitos, preferencialmente hobbies, e realmente colocá-los em prática, com menos motivação e mais disciplina.

Versículo do dia:

Apocalipse 3:20

²⁰ Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele, comigo.

1 Like

Quinta-feira, 30 de agosto de 2024 :sunny:

4 dias concluídos! :white_check_mark:

No quarto dia, a clareza mental e a concentração começam a retornar aos poucos. É importante manter a humildade: não somos os melhores com uma streak alta, nem os piores com uma streak baixa.

Algumas dicas para este início:

  • Ore bastante
  • Leia a Bíblia
  • Pratique meditação
  • Tome banhos gelados
  • Mantenha-se bem hidratado
  • Tenha uma boa alimentação
  • Distraia-se com coisas positivas
  • 30 minutos à leitura
  • Faça anotações
  • Durma e acorde cedo
  • Evite o uso do celular pela manhã
  • Use filtros
  • Ouça músicas calmantes
  • Experimente substituir o café por suco ou chá

Versículo do dia:

Jeremias 29:13

¹³ Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.

1 Like

Sexta-feira, 30 de agosto de 2024 :sunny:

5 dias concluídos! :white_check_mark:

Quinto dia concluído, mas com um desempenho muito abaixo do esperado. Nos próximos 3 dias, vou limitar consideravelmente o uso de aparelhos eletrônicos, fazendo um tipo de detox digital.

Versículo do dia:

João 1:1

¹ No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus.

1 Like

Sábado, 31 de Agosto de 2024 :sunny:

6 dias concluídos! :white_check_mark:

Hoje, completei o sexto dia, finalizando o mês de agosto com um saldo bem positivo: apenas duas recaídas em 31 dias. Isso representa uma melhora significativa, considerando que antes eu tinha recaídas compulsivas, às vezes duas vezes no mesmo dia ou até diariamente.

Amanhã, iniciarei o desafio de setembro, no qual inclusive adicionarei uma streak somente para este mês. Estou bastante motivado, tanto que voltei a me exercitar hoje, fazendo uma readaptação depois de um tempo parado.

Versículo do dia:

Lucas 1:37

³⁷ Pois nada é impossível para Deus.

Domingo, 1 de setembro de 2024 :sunny:

7 dias concluídos! :white_check_mark:

O sétimo dia foi o meu melhor desempenho até agora. Consegui manter uma boa produtividade ao longo do dia, sem oscilações. Além disso, concluí as seguintes metas:

  • Fazer o devocional
  • Meditar por 25 minutos
  • Ler por 10 a 15 minutos
  • Praticar o idioma no Duolingo
  • Beber 3 litros de água

Versículo do dia:

Hebreus 4:12

¹² Pois a palavra de Deus é viva, eficaz e mais afiada que qualquer espada de dois gumes. Ela penetra a ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para julgar os pensamentos e as intenções do coração.

1 Like

Segunda-feira, 2 de setembro de 2024 :sunny:

8 dias concluídos! :white_check_mark:

Oitavo dia concluído, sigo bastante produtivo, apesar de ter falhado em uma das minhas metas: não consegui praticar os exercícios físicos. Preciso selecionar um horário melhor, de preferência à noite. Outra meta que vou colocar em prática novamente é a caligrafia.

Versículo do dia:

Salmos 94:19

¹⁹ Quando as minhas inquietações aumentavam no meu íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.