Diário do Sadraw (28 M)

Dia 0 (de novo)

Triste como parece que a gente só vai pensar nas consequências depois da cagada ser feita.
E novamente perguntei a mim mesmo: Quando você vai aprender? Só quando toda a sua vida estiver destruída? Só quando não tiver mais jeito?

…eu sei que não adianta só ficar remoendo. O certo é aprender com a queda, se erguer e tomar cuidado para não cair.
Só que parece que não estou aprendendo nada, ou se estou, não estou aplicando do jeito certo.
Vou tentar pensar mais no que eu quero para a minha vida e escrever alguns objetivos em um papel.
Tenho de trabalhar mais nos meus objetivos para poder esquecer essa PMO.

3 Likes

Dia 1
Eu estou me sentindo melhor. Minha tia veio visitar com mais alguns parentes e isso me ajudou a tirar esse estresse de PMO da minha cabeça.
Eu percebo que para eu vencer esse vício tenho de viver mais. Não adianta só ficar pensando em como evitar triggers e etc… Eu tenho é que fazer algo significativo com minha vida e então um dia nem vou lembrar dessa coisa.
Então aqui estão algumas coisas que já comecei e vou começar a fazer:

  • Aprender japonês (minha tia me sugeriu o Duolingo e já fiquei viciado nele)
  • Fazer trabalho voluntário (já faço um pouco mas vou aumentar o ritmo)
  • Ajudar mais nas tarefas de casa (lavo alguns pratos mas dá para fazer mais, tentar fazer pelo menos uma tarefa por dia)
  • Só ficar no quarto para dormir e NADA MAIS
  • Fazer exercícios 3 vezes por semana (nem que seja 10 minutos)

E quero fazer muito mais até não ter mais tempo para nada, graças a Deus!
Claro que não vou conseguir fazer tudo de uma vez, mas aos poucos estou colocando algumas coisas na rotina.

Uma série de artigos me inspirou muito:

https://www.jw.org/finder?wtlocale=T&docid=102016124&srcid=share

É isso por enquanto! Força pessoal! Nós vamos conseguir vencer! :smiley::+1:

6 Likes

@795224890578427907125 Sim, sou Testemunha de Jeová.
E para mim, me livrar da PMO não é só uma obrigação religiosa, mas também uma maneira de viver bem, e eu valorizo muito os conselhos do Criador que mostra o seu grande amor por cada um de seus filhos.

Obrigado pelo incentivo e estamos juntos nessa! :blush:

2 Likes

Dia 3

E aqui estamos, dia 3.
Por pouco não consegui completar, um trigger quase me enganou a fazer o que eu não queria agora há pouco, mas felizmente decidi dar uma olhada no fórum.
Ainda bem que fiz isso antes de a vontade me dominar, senão o texto que estou escrevendo seria bem diferente. E olha só, já passou! :grinning:

Uma coisa que estou tentando sempre ter em mente é: a vontade vem, mas passa. Ela VAI passar. E não demora muito, principalmente se você logo arranjar algo para fazer. Sem ideias? Leia o fórum, duh.

Hoje o dia foi tranquilo, consegui fazer todas as tarefas que tinha programado. Não fiquei sozinho, isolado no meu quarto. Quero fazer disso um hábito também.

Só tenho que tomar mais cuidado quando vou ao banheiro (foi esse o caso do trigger). É só tem um jeito: me preparar mentalmente antes e não ceder. E ir RÁPIDO.

Mesmo não recaindo, só o fato de eu ter parcialmente cedido ao trigger me deixou meio triste, mas sei que não é bom ficar pensando nisso, pois pensamentos negativos acabam mais fortalecendo do que enfraquecendo os triggers, pelo menos no meu caso. Vou só me esforçar para fazer melhor na próxima.

E vamos dormir que amanhã é dia!

2 Likes

Dia 0

Vou só me esforçar para fazer melhor na próxima.

Que piada.

O problema foi o trigger que eu deixei pegar uma pontinha de mim ontem. Ele não me deixou em paz até eu recair. Me sinto um palhaço, um idiota por não ter resistido quando era mais fácil, quando eu ainda podia controlar, por ter cedido naquele instante que eu podia ser mais forte. Mas eu deixei.

Mas não vou desistir, mesmo morrendo de vergonha de ter caído depois de dizer tantas coisas para incentivar outros enquanto eu mesmo não estou fazendo do jeito certo.

Só espero um dia me livrar dessa coisa ruim em mim, de tudo isso não passar de um sonho ruim que já passou.

Nota para mim mesmo: não seja idiota, você sabe o que evitar e porque, não se engane!!!

3 Likes

Dia 2

Me sinto melhor. Depois de ler um livro falando sobre como o vício da PMO funciona no cérebro percebi algumas coisas que eu até sabia, mas foram ainda mais reforçadas:

  • O vício em PMO vai te deixar sem motivação para nada mesmo, você vai até nem ter vontade de mudar, mas isso não é o que você quer, é o seu cérebro que está acostumado à gratificação fácil da PMO.

  • Você nunca vai ficar realmente satisfeito com o mundo ou com você mesmo se continuar com PMO. Pelo contrário, ela vai deixar você cada vez mais insatisfeito.

  • Você não precisa da PMO para ser feliz, você precisa é se livrar da PMO para ser feliz.

E duas que eu achei muito importante para nós que estamos tentando o reboot:

  • Você não é uma pessoa pervertida ou má só porque é viciado em PMO. Muitos (inclusive eu mesmo) ficavam se condenando todo o tempo por “gostarem” de PMO, mas quem realmente gosta dela não está lutando ou procurando saber como parar com ela. A verdade é: Se você está procurando parar, você não gosta de PMO e não é uma pessoa ruim, é só o seu cérebro que está viciado nisso.

  • É muito importante se levantar rápido e não ficar pensando muito na recaída. A culpa só é boa no início, para nos convencer de que precisamos parar com a PMO. Depois disso, deixe a culpa de lado e siga em frente! Ficar só pensando no que deu errado não vai ajudar, mas sim vai te desanimar e fazer você cair de novo, então pense no que deu certo e siga em frente com a sua vida!

Viver não é só não fazer PMO. É viver!
Ter uma rotina normal, fazer coisas que vão te cansar, que vão deixar você relaxado, que vão te estressar, que vão te acalmar, que vão deixar você triste, que vão deixar você alegre, que vão deixar as outras pessoas tristes ou alegres (de preferência alegres :grin:), que vão te deixar entediado, que vão te deixar excitado, o que leva ao último ponto:

  • Viver sem PMO é voltar a sentir que você está vivendo a sua vida e não só ser controlado por alguma química desregulada no seu cérebro.

Abaixo o link do livro que recomendo muito a leitura:

Agradeço a todos nessa comunidade maravilhosa pela força! E vamos em frente!

4 Likes

Sim, já li esse, foram publicados dois livros dessa série e são muito bons. No site oficial das Testemunhas de Jeová sempre saem novos artigos e vídeos para os jovens.

https://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/adolescentes/perguntam/

1 Like

Dia 4

Finalmente, passei de novo dos três primeiros dias. Não sem a danada da PMO me encher a paciência claro.

Tenho conseguido evitar o trigger do banheiro. Mas tenho que tomar cuidado com o quarto também. Houve duas urges razoáveis ontem, mas consegui suportar, pelo menos por enquanto.

Não quero baixar a guarda, mas também não quero ficar bitolado só pensando em evitar a PMO pois isso também não é bom.

Uma coisa que vem me incomodando é aquela sensação de querer só se divertir, de querer brincar com o próprio corpo, sabe? ISSO É UMA TREMENDA BURRICE! NÃO DEIXE ISSO FICAR NA SUA CABEÇA! PENSE EM OUTRA COISA! FAÇA OUTRA COISA! NÃO SE ENGANE!!!

É muito importante rejeitar esse tipo de pensamento idiota antes de criar raízes. É o que estou tentando fazer nesses dias, e como sempre, estar aqui lendo e postando no fórum, ajuda e muito. Quando eu estou sem ideia do que fazer, ou não estou com coragem de fazer, eu abro esse fórum.

Mas sei que não posso só ficar aqui vendo o fórum, tenho que viver também, não posso ficar fugindo do que eu planejei ou do que tenho de fazer.

Vou tentar ter mais disciplina nas minhas tarefas nos próximos dias. E vamos indo em frente!

3 Likes

Dia 5

Hoje está sendo normal, talvez até normal demais. Ou isso seja coisa da minha cabeça. Só sei que hoje não estou com vontade de fazer nada útil mais do que nos outros dias.

Sei lá, é como se você não estivesse com vontade de fazer nada por não estar fazendo nada, se isso faz sentido.

Fiz algumas tarefas hoje, mas outras que podia ter feito não fiz, tinha tempo e todos os motivos para fazer, mas não deu vontade.

Urges significativas ainda não apareceram. Estou dormindo muito pouco, vou ver se durmo mais cedo hoje. Quem sabe fazendo isso, amanhã fico mais disposto.

2 Likes

Dia 7

Ok, uma semana de novo.
Mas estou me sentindo muito melhor do que da última vez.

Dessa vez, praticamente não iniciei nenhum trigger que considero médio. Houve pensamentos de querer jogar tudo para o ar, por assim dizer, e só me divertir, relaxar.
Foi nessas horas em que eu percebi que tinha a escolha na minha mão, ir em frente com meu desejo ou não.
E não me arrependo nem um pouco de ter dito não! :grinning:

Nem todos esses dias estão sendo um mar de rosas.
Mas hoje me senti bem mais feliz do que nos dias anteriores, e percebi o motivo: eu fui mais útil hoje.

Hoje, arrumei o meu quarto, fiz o feijão (tarefa de hoje que minha mãe me deu) e lavei os pratos do almoço na parte da manhã. Só de fazer isso eu já estava feliz da vida!

Depois fiz 10 minutos de exercício, e serviço voluntário na parte da tarde. E agora, estou um pouco cansado, mas bem mais para cima do que antes.

Acredito que com esse vício da PMO (e em tecnologia em geral) eu acabei ficando mais preguiçoso e por isso não tenho tanto ânimo de fazer algum tipo de tarefa.

Mas cada vez mais percebo a verdade que quando fazemos alguma coisa que beneficia não só nós mesmos, mas outros, e sem nenhuma expectativa de retorno, conseguimos mais satisfação na vida.

E hoje vou dormir cedo que amanhã é dia!

6 Likes

Dia 9

Quase 10 dias. Essses dias até que foram OK.
Não estava super feliz, mas também não estava triste, indo em uma rotina normal.

Vieram pensamentos querendo que eu voltasse a velha rotina, mas consegui ignorar a maioria.

É como se se tivesse na mente aqueles pop-ups chatos que ficam aparecem de vez em quando no celular, a mensagem “Vai recair?” e três botões embaixo “SIM” , “TALVEZ” e “NÃO”, e toda hora tem que clicar no não.

Só hoje, ao tomar banho, acabei dando um pouquinho de corda para um trigger e quase foi para a recaída, mas consegui parar. Isso é perigoso pois pode aumentar a taxa de pop-ups. :fearful:

Estou tentando diminuir o meu tempo de celular, mas está difícil. Estou gastando uma média de 8h e 46m (!) por dia! Eu mexo mais no celular do que durmo! Isso tem que mudar. Pelo menos hoje só usei 6h e 30h! Minha meta é 5h no máximo.

Por enquanto é só! Vou dormir que já está na hora e amanhã é dia!

4 Likes

Parabéns cara; tuas estratégias são bem interessantes. Religião realmente ajuda a não cair em desgraça; quando me afastei, tive uma crise psicótica causada por hábitos de masturbação, foi bem grave. Não voltei para a religião, mas comecei a estudar ciência natural, o que está drenando uma boa parte as energias que sobravam dos meus hábitos sedentários. Não sou descrente, no entanto; faço minha orações, sempre em momentos de alegria ou de dificuldade.

2 Likes

Dia 11

Ontem e hoje estão sendo dias complicados, graças ao trigger do dia 9 que virou um edge no dia 10 e continua zanzando na minha mente.

Não fico pensando em coisas, mas sinto como se estivesse querendo recair. E devido ao ter alimentado um pouco ele, continua forte.

Como fui tolo de deixar ele me pegar no começo, quando podia ter matado o infeliz ainda fraco!

Hoje também aconteceu algo que vai me dar trabalho: meus pais viajaram e vou ficar sozinho em casa pelo menos por uns dias.

AVISO! HISTÓRIA LONGA! Se quiser leia só o final.

Hoje, passei o dia todo praticamente mexendo nesse celular, jogando um jogo inútil até chegar a hora de ir para a rodoviária com eles. E embora, não estivesse com urges, senti que no fundo estava meio que programado que uma ia surgir quando eu voltasse.

Adivinha o que eu fiz?
Me preparei me motivando para não cair? Não, tava sem vontade. Planejei exatamente o que eu ia fazer assim que chegasse em casa? Nah, muito trabalho. Pensei em pelo menos abrir esse fórum? Até pensei, mas “não queria” fazer isso!

Adivinha o que aconteceu quando voltei?
Dei mais corda ao trigger. Não cheguei a me masturbar de novo, mas é claro que a vontade não ia diminuir.

Depois de me forçar a parar o trigger, recebi uma mensagem de um amigo para dar uma saidinha junto com ele. E lá estava a escolha de novo.

Ficar em casa e terminar o que tinha começado?
Ou sair e tentar esquecer o que estava fazendo?
A luta foi grande, mas dessa vez fiz algo mais sensato.
Saí de casa.

Mas, infelizmente, o maldito trigger alimentado não saiu da minha cabeça, ele estava lá mesmo quando eu estava fazendo algo totalmente diferente, não necessariamente ativo, mas quieto só esperando o momento em que eu voltasse para casa.

E eu não aprendi a lição, cheguei em casa e dei mais corda a ele.

FIM DA HISTÓRIA LONGA

Ainda não recaí totalmente, mas estou tão desanimado que estou seriamente pensando em resetar.

Moral da história: não deixe o desejo crescer em você, mate ele antes que ele fique forte.

3 Likes

Dia 0

E poof, lá se foram 12 dias. E pelo menos, com eles a minha culpa por estar me entregando a triggers.
Pensei que ia ser difícil vir falar aqui e sair do desafio que estava, mas até que não.

Sinto como se tivesse tirado um peso dos ombros.

Agora, bora trabalhar para fazer uma streak maior do que a última! E chega de palhaçada de ficar dando pontinha para trigger. Vou planejar os meus dias para não perder o foco de novo.

4 Likes

Eai Sadraw!!

É bom ver brasileiros por aqui rsrs.

Toma cuidado ao ficar sozinho, já recaí muito por causa disso. Nesses momentos evite ficar só jogando ou na frente do pc, procura sair de casa ou fazer alguma atividade para ocupar a mente.

Tmj.

2 Likes

@795224890578427907125 @Roronoa @miguelneves91
Obrigado pessoal pelas palavras de apoio!

Estamos juntos! Um ajudando o outro! :grinning::+1:

1 Like

Dia 0 - parte 2

Hoje o dia foi ocupado, então foi muito bom para mim.
Passei a maior parte do tempo fora de casa, nem tive tempo de pensar na PMO. Maravilha!

Como não tem ninguém em casa hoje, eu que vou ter que fazer tudo, e isso é bom.

Saí de manhã, depois voltei para almoçar, então fiz um macarrão com molho pronto. Lavei os pratos, aproveitei depois para organizar a minha agenda dos próximos dias, e saí de novo às 16 horas e só voltei pelas 19.

Pelas 20 horas comecei a fazer um arroz e feijão. E agora estou escrevendo esse post sem nenhum sinal de urge, tranquilo.

Agora vou me preparar para antes de dormir, que costuma ser um momento perigoso.

Vou lavar os pratos, tomar banho RÁPIDO, e direto para a cama que amanhã vou fazer caminhada às 6 horas!

Quando preenchemos nosso dia com atividades, fica mais fácil de não ligar para a PMO.

Outra coisa que provavelmente está me ajudando é que faz tempo que não assisto nada da TV nem leio mangá ou animes, nem jogar muito tempo. O máximo que vejo é um Bob Esponja dos antigos pela TV quando estou comendo.

Minhas diversões hoje foram ouvir música eletrônica enquanto cozinhava e lavava os pratos, e ver esse fórum, mas estranhamente não estou entediado nem estressado.

Para mim o dia foi ótimo, e amanhã espero estar tão ocupado como hoje!

8 Likes

É isso ai!! Se ocupar é uma ótima maneira de esquecer a PMO.

TV é uma perda de tempo mesmo, nem série to assistindo mais. Só assisto algum anime aqui e ali.

Seu dia foi muito bom.
Que venha melhores!

2 Likes

Dia 0…

Caí de novo.
Meu cérebro é muito criativo quando se trata de me enganar. Hoje já achou outra desculpa para me derrubar.

Dessa vez, fiquei desapontado comigo mesmo. Eu sei que a vontade fica maior nos primeiros dias após a queda, mas sinceramente estava autoconfiante.

Deixei minha mente se aproveitar de outra coisa, por pensar “isso não é errado, você tem que se divertir um pouco, com tanto que você não toque nas partes está tudo bem”, e recaída.

Coisas que vi que me levaram a cair:

  • Procrastinar tarefas (já que fazê-las não é divertido)
  • Autoconfiança (você pode ser mais forte) ERRADO!
  • Estar sozinho em casa (me deixa mais desinibido a fazer tolices)
  • Um desejo de querer algum tipo de prazer para se animar (não digo exatamente se testando, mas sim teimando em fazer algo que não só pode, mas vai levar em uma recaída)

E como sempre, não valeu de nada, somente para estragar o dia. O problema é que sempre penso nisso DEPOIS que já estou dando os passos para a recaída, nunca ANTES. E depois de começar a descer a ladeira, fica cada vez mais difícil de parar.

Eu odeio essa minha mente inútil, que me força a fazer coisas insanas e humilhantes comigo mesmo só por causa de um instante, para depois ficar me torturando com esses pensamentos.

Mas não vou desistir, eu vou parar com essa palhaçada um dia, ou morrer lutando.

7 Likes

Desiste não. Desenvolva técnicas para enganar a sua mente, já que ela te engana.

2 Likes