Diário de um pecador perdoado

Dia 0

Gálatas 5:16-26
O velho homem morreu. Cristo vive em mim.

Não jogue sua vida no lixo.
Entre tantos recomeços, e é claro que nunca queremos ter que recomeçar quando se trata de vício em PMO, não podemos nos abalar e esquecer os nossos objetivos, aquilo que nos move, que queremos alcançar logo em breve. A caminhada não é constante como idealizamos mas sempre dá pra perseverar mais do que achamos que somos capazes.

A qualidade do dia é manchada quando uma queda acontece mas ainda assim dá pra dizer que tentei manter uma produtividade ainda que mínima, priorizando aquilo que é mais importante (leitura bíblica, estudo).

A constância é mais importante que a motivação.

7 Likes

Dia 1

1Pedro 4:7
Tudo depende dEle.

Ore como se tudo dependesse de Deus. Trabalhe como se tudo dependesse de você.
O dia ainda não terminou mas acredito que não seja uma comemoração de vitória antes do devido tempo. Gostaria que todos os dias daqui pra frente fossem semelhante a hoje em termos de produtividade e vida de oração. Entretanto, basta a cada dia o seu próprio mal. O mais correto a se fazer é manter a vigilância para que um novo ciclo de quedas não se perpetue.

Hoje eu mantive com excelência o alto desempenho nas atividade do dia e ainda uma conexão muito prazerosa com Deus (antes e depois de cada atividade eu fiz uma oração, como alguém entusiasmado conversa sobre as coisas com um amigo íntimo) e isso me deu muita paz e alegria ao longo do dia.

Faça tudo para Deus.

2 Likes

Dia 2

1Coríntios 16:13
Deus quer falar com você

Isso não é uma luta
Eu costumo dizer que não estou lutando contra a P. Na verdade, eu nem entro no ringue pois não quero nenhum tipo de aproximação com isso. A decisão está tomada, eu já decidi ser um homem livre e o sangue de Cristo me garante essa condição. Quero viver com a convicção de que isso é um passado que nunca mais irá me atormentar.

O dia não seguiu o planejamento devido ao evento que acontecerá no domingo. Passei a manhã fora de casa e durante a tarde fiz cerca de metade da faxina, o resto fica para amanhã. Durante a noite, assisti parte de um podcast na Brasil Paralelo como parte do meu estudo de atualidades. Mantive, ainda que sem muito rigor, o hábito de conversar com Deus ao longo de cada atividade e procuro intensificar isso ainda mais.

Proximidade com Deus é o mesmo que distância do pecado.

1 Like

Dia 3
1Coríntios 16:13

Vida de santidade é ter intimidade com Deus
Infelizmente os padrões mundanos não ajudam nessa jornada. Percebo isso porque namoro e muita gente poderia pensar: “cara pq vc não faz a coisa real pra não cair mais pra esse vício?” ou qualquer coisa do tipo. Fato é que P não é só quando assistimos um vídeo ou vemos alguma imagem. O buraco é muito mais embaixo. A imoralidade pode se manifestar de diversas formas em nossas vidas. Prática sexual fora do casamento também alimenta os nossos desejos carnais e dificultam ainda mais o processo.
Se livrar do vício é negar TODAS as fontes de gatilho. Viver em santidade é entregar TUDO da sua vida a Cristo. Alguns podem não entender mas é um engano achar que vai se livrar de P e continuar vivendo em padrões mundanos de encontrar uma garota para nela satisfazer seus desejos. Meu amigo, você só está mudando o objeto de seu prazer de um vídeo para um corpo que não lhe pertence. “Sexo fora do casamento é masturbação com outro corpo”. Estejam atentos, imoralidade sexual ofende a Trindade, esse é o pecado do qual mais deveríamos ter nojo.

Liberdade é poder comer até a fartura e optar por comer saudavelmente.

2 Likes

Dia 4 e 5

Salmos 119:11

Um espírito nobre engrandece o menor dos homens
Ter autocontrole é fundamental.

1 Like

Dia 8

Jeremias 29:13

Não sinto saudades do abismo
Outro dia estava conversando com alguém que já foi acometido pelo vício e compartilhando as histórias mais obscuras que protagonizamos consumindo P. Me senti muito triste por perceber que essas manchas irão fazer parte da minha história e não há mais o que fazer (a não ser interromper o ciclo, mas o que foi feito está feito).
Tudo isso só me dá motivos para que eu continue firme dia após dia, perseguindo meus objetivos e logrando êxito em ser quem eu quero ser.
Convido você que está lendo esse relato e tendo dificuldades para abandonar esse comportamento a pensar em todos os momentos de dor e sofrimento causados pela P.

Pense em cada humilhação que passou por conta disso.

1 Like

Vamos arrebentar nesse mês de agosto :facepunch:t3::fire:

1 Like

Dia 10

Qual a diferença entre o hoje e o amanhã?

Muitas vezes sou tentado pela ideia que diz: “vamos lá, só uma última vez. Depois você tenta novamente.” Mas a verdade é que se eu posso fazer depois, eu também posso fazer agora.

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.

2 Likes

Gostei dos seus posts. Acompanhareii. Espero que você esteja firme no propósito!

1 Like

Passei um tempo distante do fórum. É difícil manter uma constância regular por aqui. Entretanto, voltarei a postar algumas reflexões e espero que isso, além de me motivar, ajude outras pessoas que tem o mesmo objetivo que o meu: se livrar da pornografia e se desenvolver espiritual, mental e fisicamente.

2 Likes

Dia 0

Uma sequência de quedas de 5 quedas nos últimos 9 dias e eu sempre fico envergonhado de expor minhas falhas aqui. Mas a verdade é que ninguém é perfeito e todos aqui passam ou já passaram por momentos assim. É justamente essa rede de apoio que o fórum tem a oferecer e eu não posso cair na enganação de achar que esse diário é irrelevante. Ainda que virtual, existe uma certa motivação aqui e eu tenho que continuar.

1 Like

Dia 2

Firme e vigilante

Examinei o meu coração de forma totalmente honesta e percebi que ele estava leve. Sinto-me feliz por estar sendo verdadeiro comigo mesmo e com Deus.
Ontem fui à praia e é inevitável não esbarrar o olhar em alguns corpos femininos mas nenhum desses olhares foi intencional nem prolongado. Percebeu, desviou. Assim que tem que ser. Mesmo que seja constrangedor, eu sei o motivo pelo qual faço isso.
Hoje no trabalho também mantive a mesma conduta e me segurei para não olhar com cobiça para as mulheres que cruzavam meu caminho. Além disso, minha autoconfiança estava mais alta. Percebi isso pois não fiquei olhando pro chão quando algumas pessoas chegavam próximo de mim. Manter a postura no andar, falar alto quando necessário e não ficar dando ouvidos àquela voz que diz que todos estão me olhando e me julgando é um ótimo pontapé inicial.

É muito melhor viver sem culpas.

Humanidade

O vício em PMO nos faz olhar para corpos como se fossem objetos. Tratando-se de minha experiência, e acredito que seja da maioria no fórum, um corpo feminino e atraente que serve para satisfazer nosso prazer. É assim que tendemos a olhar enquanto não reconhecemos os efeitos disso em nossa vida.

A sociedade, de forma geral, prevê esse tipo de comportamento masculino como “normal”. “Olha lá aquela gostosa” e outras frases derivadas. Aquela entortada no pescoço toda vez que alguma mulher cruza o caminho. No entanto, isso é um comportamento exclusivamente animalesco. Por exemplo, sempre que você jogar comida para um cachorro, ainda que ele já esteja saciado, ele sempre vai querer comer. O cachorro não tem a liberdade de recusar aquilo pois age por instinto. É justamente essa capacidade de se limitar que nos difere enquanto seres humanos. Eu posso, ainda que com vontade, recusar a minha natureza carnal e me comportar de uma forma mais nobre. Aristóteles dizia que liberdade é poder comer um banquete mas se contentar em comer de forma saudável.
ISSO É LIBERDADE.

Além disso, olhar para alguém dessa forma é tratar como objeto aquele SER HUMANO que possui suas fraquezas, felicidades, traumas, etc. Tudo bem olhar para um carro e dizer “nossa, que máquina!”, mas porque o carro é um objeto. Não existe vida ali. Enquanto um ser humano possui uma complexidade de fatores que são ignorados em favor de um corpo atraente. É vergonhoso perceber a desvalorização do ser humano atualmente, sobretudo no mundo ocidental.

Existe também uma clara deturpação do que é a beleza. Nesse quesito, as mulheres também compartilham a culpa do que se observa cotidianamente. Roupas curtas, coladas, transparentes, todo tipo de apelação por atenção. Porém, o que é belo não demanda atenção. A Monalisa no museu Louvre não precisa de uma seta apontando pra ela. Ela é bonita por si só. Da mesma forma, uma mulher bela não precisa de artifícios apelativos para que outras pessoas olhem para ela. Esse é mais um fator que a geração de instagram desvirtuou. Vulgar é considerado belo e é ainda mais bem quisto quando a fama (likes, seguidores) vem em troca. É assombroso ver tudo isso na sociedade que se diz “avançada”. Do que adianta tanto avanço tecnológico se o caráter é perdido? Nas palavras de Jesus, “do que adianta vencer o mundo e perder a alma?”

Essa é a minha percepção do que ocorre na nossa geração e é uma tristeza que isso seja a realidade. No entanto, me alegro ao perceber que todos aqui nesse fórum estão diariamente tentando sair desse poço de escuridão.

Os tempos distantes do fórum quase nunca são bons. Talvez pior ainda seja retornar após um período. Assumir o erro é uma atitude nobre, porém dolorosa.

Durante esses dias eu errei bastante e fui muito inconstante. Espero que daqui pra frente isso não se repita. De início tenho que ignorar as mentiras que o inconsicente tenta lançar. Coisas do tipo: “você nunca vai vencer isso”, ou “você não presta para nada”. Esses pensamentos são infrutíferos.

Se concentre no que há de ser feito.

1 Like

Os olhos são curiosos

Ele saiu do prédio da universidade, caminhou em direção ao carro para ir embora para a casa de sua namorada. Nesse caminho, olhou involuntariamente para uma garota que estava a sua frente e percebeu que todos os homens em volta dela estavam olhando para os seus glúteos. Ele olhou para o rosto dela e percebeu que era uma garota conhecida, havia estudado com ela no sétimo ano, em 2013. Ele tentou desviar o olhar mas olhou novamente e se sentiu culpado. Atravessou a rua, olhou mais uma vez mentindo para si mesmo dizendo “estou tentando ter certeza se é ela mesmo”, mas todo mundo sabe o que ele estava querendo olhar. Não satisfeito, entrou no carro e dirigiu tentando vê-la novamente.
Pois é, uma história muito rica de detalhes para ser apenas uma invenção. Foi o que aconteceu comigo no domingo (dia 4). Daquele momento até a segunda-feira seguinte (ontem) era só questão de tempo para a queda acontecer. Não consegui controlar a tentação de pensar naquela cena: uma garota conhecida, de corpo atrante, que andava a poucos metros de mim.
Sim, Deus, é esse o nível de maldade que está em meu coração. Peço-te perdão por isso e reconheço que não há nada de bom em mim, apenas sua misericórdia me impede de ser consumido (Lamentações 3:22). A única “nobreza” nisso é que eu assumo os meus erros, mas melhor ainda seria não ter erros para assumir.
“Afasta-se de mim pois sou um homem pecador”, foi o que Pedro disse quando Jesus o chamou para segui-lo. Nesse sentido, ninguém é diferente. Ninguém merece o amor incondicional de Deus. Apenas ele pode nos lavar de nosso pecado.

O Espírito Santo age conforme sua intimidade com Deus

Hoje li mais um capítulo do livro “Cristianismo Puro e Simples” do CS Lewis. No capítulo em questão, o autor aborda sobre a trindade e desenvolve de forma alusiva para o leitor entender como que um mesmo Deus pode ao mesmo tempo ser três. Pouparei a explicação pois não é o objetivo dessa postagem. O fato é que durante um tempo eu escuto as pessoas dizerem que o que nos motiva a fazer algo é o Espírito Santo e eu interpretava isso de uma forma meio equivocada. Lewis explica que o “espírito” é como um espírito de grupo de quando fazemos parte de uma determinada comunidade e conclui, brilhantemente, que o Espírito Santo é resultado da initimidade com Deus. Isso certamente muda o jogo, pelo menos no meu caso. Eu acreditava que eu deveria pedir pelo Espírito Santo quando na verdade eu deveria ALIMENTAR essa relação com Deus para, então, o espírito fluir.

1 Like

Me ensine sobre o Amor

Antes de começar a discussão, é importante ressaltar que assistir conteúdos que denúnciam a obscuridade por trás do mundo da pornografia ajuda bastante na luta contra o vício pois passamos a ver os atores, diretores, cinegrafistas e todos que estão envolvidos na produção como seres humanos. E seres humanos possuem alegrias, tristezas, traumas, problemas, dificuldades e sentimentos.

“Pornografia mata o amor”, uma frase que me chamou bastante a atenção no documentário “Por’n hub: sexo bilionário” que eu recomendo para todo mundo.

Como cristão, acredito que o amor é Deus, mas ainda para aqueles que são ateus, ou tem uma fé diferente da minha acredito que a concepção daquilo que é amor é semelhante. Não tem como definirmos o que é o amor já que se trata de algo muito complexo, mas certamente conseguimos perceber quando há manifestações de amor. Um pai que brinca alegremente com seu filho, alguém que visita um parente enfermo num hospital, uma pessoa que dá um alimento para alguém em situação de rua são alguns exemplos. Extrapolando essa concepção, o amor está presente, ou pelo menos deveria, na forma que nos relacionamos com outras pessoas.

Alguém que expõe seu corpo num vídeo pornográfico não conhece o que é amor, alguém que consome esse vídeo sem nenhum tipo de peso na consciência não conhece o que é amor. Isso porque não é o ser humano que está sendo valorizado mas sim seu corpo. Ou seja, estamos reduzindo o valor humano a um objeto de prazer e isso certamente não é amor.

Quando não conhecemos o amor vivemos numa vida vazia, sem sentido e obscura. Não precisamos ir muito longe para perceeber essa realidade. Todos na sociedade, e eu me incluo nisso pois também sou culpado de muita coisa - não serei hipócrita de me colocar numa falsa posição de “justo” -, estão vivendo desconectados um dos outros e preocupados apenas com seu próprio bem-estar.

Seria esse o padrão a ser seguido daqui para frente?
É essa a “sociedade do futuro”?
É isso que o homem entende como evolução?

1 Like

Não se sabote

Percebo que quando cometo alguns deslizes (olhar para alguma imagem intencionalmente) sou tentado a acreditar que não há mais retorno. Ou seja, se eu dei aquela “olhadinha” isso significa que eu tenho que ceder à tentação de M para, enfim, “voltar a todo vapor”. Ora, isso é uma mentira deslavada. O percurso não é constante como gostaríamos que fosse. Além do fato de existir tentações ao meu redor existe também a minha própria vontade de consumir P.
Contudo, existe o momento chave que faz toda a diferença na hora de retomar o ânimo. IMEDIATAMENTE após a vontade vir, o que fazer? Já vi muitas sugestões por aí: tomar um banho, dormir, sair, se distrair, etc., nenhuma dessas funciona comigo, apenas adia a queda. Hoje, no entanto, foi diferente. Eu não busquei fugir disso, ao contrário, eu fui extremamente sincero comigo mesmo e assumi minha fraqueza diante disso. Eu sei, e não posso me enganar, que se não fossem os bloqueadores eu cairia nesse exato momento, baixaria o instagram e caçaria novos vídeos das minhas páginas e perfis favoritos. Então, eu encarei a situação e, apesar da dificuldade, pensei em tudo aquilo que quero conquistar na vida a curto, médio e longo prazo e saí daquela situação de pé.
Albert Einstei disse que é loucura esperar resultados diferentes diante de processos iguais. Ou seja, se algo não está dando certo devemos mudar os procedimentos até o resultado obtido ser satisfatório.

2 Likes

O que resta fazer quando as coisas parecem não mudar? Continuar tentando e reajustar tudo aquilo que ainda não está funcionando corretamente.

Caí novamente e, após 25 longos dias sem postar nada por aqui, não consegui streaks muito numerosas. Na verdade, vivo num ciclo de passar no máximo 2 ou 3 dias sem consumir PMO. Identifiquei que venho lidando da mesma forma com o momento chave da vontade e, além disso, vivo numa prisão psicológica até que esse momento chegue novamente. NÃO TEM UM MOMENTO DA MINHA VIDA QUE EU ME SINTA LIVRE. É horrível viver dessa forma mas é a mais pura verdade. Eu sempre estou pensando nos efeitos desse vício, ou em me manter longe disso ou qualquer outra coisa relacionada.

Preciso assumir uma postura ativa perante a isso ou irei sucumbir.

1 Like

Dessa vez o ânimo não pode ir embora com tanta facilidade.

A motivação de começar um projeto, meta ou seja o que for sempre nos impulsiona a começar a todo o vapor. Mas o tempo vai passando e o que difere os vitoriosos dos fracassados é a persistência.
“O cemitério dos mortos é silencioso.” Todo mundo que vai fazer um concurso sai de casa com o mesmo objetivo, mas só alguns são aprovados. Todo jogador que entra em campo vai com o mesmo objetivo, mas só uma equipe sai triunfante. A diferença entre um caso e outro é o nível de dificuldade da sua preparação até aquele momento.
Vencedores não dão chance para o azar.

1 Like