Olá amigos do Rewire BR! Junto com alguns companheiros daqui do fórum, pensamos uma ideia pra reunir algumas pessoas que não estejam conseguindo manter boas sequências. Pessoas que, como a gente, tem dificuldade até mesmo de chegar na primeira semana. Esse tópico é para quem desejar incluir um acompanhamento mais intensivo na sua recuperação. Basicamente formar um grupo próximo de pessoas fazendo checks várias vezes ao dia, se conhecendo e se comprometendo de forma mais próxima um com o outro.
Chamando alguns amigos que estão com dificuldade assim como nós, nos últimos dias ou semanas: @adriandanilo @pedroooliveira @lutador2.0 @dougs @ramon.brasileiro25 @dnn923 @bruno_mbandeira @tulioluiz.2 Venham fazer parte!
Exemplo:
Como é que é isso?
Primeiro, a gente estabelece uma sequencia de horários durante o dia, e atribui alguns horários pra cada pessoa. Quando chegar o horário, a pessoa deve marcar, reafirmando o seu compromisso com a recuperação. Pode ser algo simples, só um check pra mostrar que você está ali, porque todo mundo tem suas próprias correrias do dia-a-dia. Quanto mais horários durante o dia, melhor pra você ir internalizando, e é importante ter uma atenção maior com horários que são mais críticos.
Ao marcar, a pessoa também pode falar mais de como está se sentindo naquele momento, que dificuldades pode estar tendo. As demais pessoas verificam como aquela pessoa está indo, olham se ela está se aproximando de um horário perigoso ou uma situação de gatilho, feedback, conversam, etc.
A idéia é que os horários se alternem, e ao ir marcar o seu check de compromisso, você também possa verificar como seus colegas estão indo. O mais importante é se comprometer a estar atento ao Reboot em pequenas acões várias vezes ao dia, formando uma cadeia de pessoas seguidamente dizendo NÃO AO PMO, se esforçando para não quebrar a corrente.
Do que eu preciso pra participar?
1- Alguns momentos do seu dia: A ideia é principalmente voltada pra quem está com muita dificuldade. Assim, as pessoas tem que se comprometer a estar presentes no grupo algumas vezes durante o dia (quanto mais vezes, melhor pra sua recuperação). Além dos checks, que são rápidos, pra funcionar é importante que as pessoas falem das suas dificuldades e conheçam os outros.
2- Baixar o aplicativo de checklist e se cadastrar (se chama “Trello”). Pensando numa forma prática de fazer, nós testamos alguns e chegamos numa solução que funciona bem. Esse dá pra usar em celular e no computador. Lá dentro nossos competentes armeiros prepararam tutoriais pra vocês entenderem tudo direitinho.
3- Trocar códigos de companion com seus colegas e estabelecer seus horários. Daí é só começar a marcar e acompanhar os outros.
Como fazer? Quem vai ser meu grupo?
O primeiro passo é achar pessoas que estejam a fim de formar um grupo. Esse tópico é pra isso. Dê um reply se estiver interessado, chame amigos que podem querer, de repente faça uma breve apresentação, vão conversando aí. Acho que cinco pessoas é um número bom para que todos possam tentar cuidar de todos. Todo mundo sempre tem seus afazeres, e acho que grupos grandes pode ficar difícil que todo mundo receba alguma atenção. A ideia dessa iniciativa é mais se aproximar bem de poucas pessoas, do que interagir brevemente com muitas. Todas as duas coisas tem muito valor e nos ajudam a recuperar. Mas para interagir com muitas, nós já temos o nosso fórum aqui. A ideia é você tentar cuidar de forma mais presente de alguns dos seus companheiros.
Porque isso pode me ajudar?
Ao combater esse vício, estamos falando de algo muito poderoso, e só aquela nossa motivação inicial nunca vai bastar. A gente precisa ir logo se cercando de um conjunto de estratégias para combater e prevenir os momentos de fraqueza.
Uma estratégia já mencionada aqui no forum é tentar manter acompanhamento e check-ins em várias comunidades diferentes, ou em vários apps. Parece uma coisa boba, mas assim você me reconecta com o objetivo algumas vezes por dia, nem que seja por dois minutos. Essas atitudes ficam marcando o compromisso na sua cabeça, te fazendo mais distante de cair.
Já aconteceu várias vezes: quando eu começo a falhar nessas comunidades fica mais provável de eu cair, porque de modo geral estou me afastando do compromisso.
Nós não caímos de um impulso só. Nós caímos porque vamos nos desligando PROGRESSIVAMENTE do compromisso, deixando de ficarmos atentos aos nossos objetivos.
Num determinado dia estamos bem, não lembramos do vício e no mal que faz, só vivemos o dia
No dia seguinte não nos conectamos no fórum, nem pensamos tanto no nosso objetivo,
Num terceiro dia, pra distrair um pouco, damos uma pequena olhada numa foto de rede social
Algumas horas depois clicamos num thumbnail de um vídeo um pouco mais triggering
No dia seguinte começamos a nos tocar, um sessão rápida de Edging, etc.
Como muitas pessoas já enfatizaram aqui: DESDE O PRIMEIRO DOS DIAS, A QUEDA JÁ ESTÁ SE ANUNCIANDO.
Por isso ajuda se fizermos um acompanhamento várias vezes por dia entre nós, nos certificando que estamos ligados no objetivo a maior parte do tempo.
Quem se interessar fale aqui!