Convocação Rewire Brasil - Acompanhamento Intensivo

Olá amigos do Rewire BR! Junto com alguns companheiros daqui do fórum, pensamos uma ideia pra reunir algumas pessoas que não estejam conseguindo manter boas sequências. Pessoas que, como a gente, tem dificuldade até mesmo de chegar na primeira semana. Esse tópico é para quem desejar incluir um acompanhamento mais intensivo na sua recuperação. Basicamente formar um grupo próximo de pessoas fazendo checks várias vezes ao dia, se conhecendo e se comprometendo de forma mais próxima um com o outro.

Chamando alguns amigos que estão com dificuldade assim como nós, nos últimos dias ou semanas: @adriandanilo @pedroooliveira @lutador2.0 @dougs @ramon.brasileiro25 @dnn923 @bruno_mbandeira @tulioluiz.2 Venham fazer parte!

Exemplo:

Como é que é isso?

Primeiro, a gente estabelece uma sequencia de horários durante o dia, e atribui alguns horários pra cada pessoa. Quando chegar o horário, a pessoa deve marcar, reafirmando o seu compromisso com a recuperação. Pode ser algo simples, só um check pra mostrar que você está ali, porque todo mundo tem suas próprias correrias do dia-a-dia. Quanto mais horários durante o dia, melhor pra você ir internalizando, e é importante ter uma atenção maior com horários que são mais críticos.
Ao marcar, a pessoa também pode falar mais de como está se sentindo naquele momento, que dificuldades pode estar tendo. As demais pessoas verificam como aquela pessoa está indo, olham se ela está se aproximando de um horário perigoso ou uma situação de gatilho, feedback, conversam, etc.
A idéia é que os horários se alternem, e ao ir marcar o seu check de compromisso, você também possa verificar como seus colegas estão indo. O mais importante é se comprometer a estar atento ao Reboot em pequenas acões várias vezes ao dia, formando uma cadeia de pessoas seguidamente dizendo NÃO AO PMO, se esforçando para não quebrar a corrente.

Do que eu preciso pra participar?

1- Alguns momentos do seu dia: A ideia é principalmente voltada pra quem está com muita dificuldade. Assim, as pessoas tem que se comprometer a estar presentes no grupo algumas vezes durante o dia (quanto mais vezes, melhor pra sua recuperação). Além dos checks, que são rápidos, pra funcionar é importante que as pessoas falem das suas dificuldades e conheçam os outros.

2- Baixar o aplicativo de checklist e se cadastrar (se chama “Trello”). Pensando numa forma prática de fazer, nós testamos alguns e chegamos numa solução que funciona bem. Esse dá pra usar em celular e no computador. Lá dentro nossos competentes armeiros prepararam tutoriais pra vocês entenderem tudo direitinho.

3- Trocar códigos de companion com seus colegas e estabelecer seus horários. Daí é só começar a marcar e acompanhar os outros.

Como fazer? Quem vai ser meu grupo?

O primeiro passo é achar pessoas que estejam a fim de formar um grupo. Esse tópico é pra isso. Dê um reply se estiver interessado, chame amigos que podem querer, de repente faça uma breve apresentação, vão conversando aí. Acho que cinco pessoas é um número bom para que todos possam tentar cuidar de todos. Todo mundo sempre tem seus afazeres, e acho que grupos grandes pode ficar difícil que todo mundo receba alguma atenção. A ideia dessa iniciativa é mais se aproximar bem de poucas pessoas, do que interagir brevemente com muitas. Todas as duas coisas tem muito valor e nos ajudam a recuperar. Mas para interagir com muitas, nós já temos o nosso fórum aqui. A ideia é você tentar cuidar de forma mais presente de alguns dos seus companheiros.

Porque isso pode me ajudar?

Ao combater esse vício, estamos falando de algo muito poderoso, e só aquela nossa motivação inicial nunca vai bastar. A gente precisa ir logo se cercando de um conjunto de estratégias para combater e prevenir os momentos de fraqueza.
Uma estratégia já mencionada aqui no forum é tentar manter acompanhamento e check-ins em várias comunidades diferentes, ou em vários apps. Parece uma coisa boba, mas assim você me reconecta com o objetivo algumas vezes por dia, nem que seja por dois minutos. Essas atitudes ficam marcando o compromisso na sua cabeça, te fazendo mais distante de cair.
Já aconteceu várias vezes: quando eu começo a falhar nessas comunidades fica mais provável de eu cair, porque de modo geral estou me afastando do compromisso.
Nós não caímos de um impulso só. Nós caímos porque vamos nos desligando PROGRESSIVAMENTE do compromisso, deixando de ficarmos atentos aos nossos objetivos.
Num determinado dia estamos bem, não lembramos do vício e no mal que faz, só vivemos o dia
No dia seguinte não nos conectamos no fórum, nem pensamos tanto no nosso objetivo,
Num terceiro dia, pra distrair um pouco, damos uma pequena olhada numa foto de rede social
Algumas horas depois clicamos num thumbnail de um vídeo um pouco mais triggering
No dia seguinte começamos a nos tocar, um sessão rápida de Edging, etc.
Como muitas pessoas já enfatizaram aqui: DESDE O PRIMEIRO DOS DIAS, A QUEDA JÁ ESTÁ SE ANUNCIANDO.

Por isso ajuda se fizermos um acompanhamento várias vezes por dia entre nós, nos certificando que estamos ligados no objetivo a maior parte do tempo.

Quem se interessar fale aqui!

8 Likes

Algumas dicas de como criar o seu AI

  • Convide outros que você conhece (por MP / tópico)
  • Crie um grupo pequeno (2 a 5 pessoas é um bom tamanho)
  • Combinem como farão a checagem (MP, Trello, grupo no WhatsApp, app de listas, etc)
  • Mantenham um registro dos horários para todos saberem naquele dia quem está bem e quem não está.
  • Conversem entre si como estão nos horários escolhidos (MP, chat, comentários no Trello)
  • Caso alguém não reporte no horário, tente chamar a atenção dele, saber como está, etc…
  • Recomendamos o Trello porque ele foi o mais fácil de usar para esse sistema de acompanhamento, mas qualquer app de colaboração deve funcionar ou até postagens regulares aqui no fórum, mensagens de chat, etc)
2 Likes

Como fazer usando o Trello

Como duplicar o Quadro AI MODELO
Uma das pessoas do novo grupo pode duplicar um quadro modelo para começar e depois é só adicionando os outros integrantes ao novo quadro.

1- Acesse o link do quadro -> https://trello.com/b/vs8l9FPo/ai-modelo
2- Crie e entre em sua conta Trello
3- Clique em Mais no menu do quadro -> Copiar Quadro
4- Adicione os outros participantes como membros do quadro (adicionar passo a passo aqui)

(mais dicas serão colocadas conforme a necessidade)

1 Like

Fiz minha conta no trello @lutador e agora o que faço?

2 Likes

@lutador2.0 , tem um modelo que você pode seguir! Entra lá e vai fuçando as dicas.

Esse modelo vai servir pra todo mundo! Então façam uma cópia dele no aplicativo de vocês, antes de editar ok?
Vai nos três pontinhos do canto (…) e escolhe Copiar Quadro

3 Likes

@795224890578427907125 deve ser por que é um print do computador de Sadraw e ele é hacker. Heheh eu uso no celular e também nunca tinha visto assim…

3 Likes

É só clicar em cima das barrinhas da tag que mostra as descriçôes da tag. :wink::+1:
Mas não funciona no app ainda. :cry:

2 Likes

Adicionei mais algumas dicas, quem quiser fique à vontade para acrescentar mais! Qualquer dúvida sobre como usar, pode mandar MP para mim ou postar aqui! :smiley::+1:

1 Like

Participe do meu quadro do Trello! https://trello.com/invite/b/f43A419K/1ff3852545e52dcda76c32afc037a0be/pmo

2 Likes

Pessoal! Vou deixar aqui essas perguntas para as pessoas que estão entrando no Acompanhamento! É pra gente ir conhecendo melhor nossa situação atual, e saber o que está se passando com o outro. Respondam quando tiverem um tempo:

  • Seu código de acompanhamento:
  • Que horários do dia você NÃO conseguiria fazer um check? Lembrando que fazer o check é bem rápido, basta entrar no app e clicar no seu nome, pra indicar que você está firme no desafio. Dar detalhes da sua situação é desejável, mas não obrigatório. O mais importante é ser o máximo possível de vezes no dia.
  • Quais seus horários mais críticos durante o dia, em termos de risco de cair? E quais os mais tranquilos?
  • Há quanto tempo você tenta iniciativas nofap, reboot, rewire etc?
  • Qual foi seu maior sequencia sem cair nos últimos três meses?
  • No caso de pessoas que não tem conseguido manter uma regularidade: Porque você acha que vem falhando tanto? Quais seriam seus pontos fracos?
  • Nesse momento atual de pouca regularidade, você se considera afastado da iniciativa nofap e desse Forum? Acha que já esteve mais presente no passado? Já esteve mais motivado?

Reapondam por favor, obrigado!

3 Likes
  • e993a4
  • Acho que na parte da tarde teria uma certa dificuldade mas acho que qualquer hora seria possível.
  • Começo da noite é tenso pra mim, parte da manhã e começo da tarde são tranquilos.
  • Iniciei minha luta no começo desse ano.
  • Minha maior sequência foi de 68 dias se não me engano, desde que cai tenho me sentido mais fraco.
  • Difícil dizer. Acho que cada um tem suas dificuldades, mas acho que muitos acham que não vao conseguir manter uma boa sequência e acabam caindo, confiança e foco é tudo, e temos que nos policiar mais também, evitar tudo que possa nos levar a cair.
  • Estou um pouco distante do fórum aqui, já estive mais presente e pra ser sincero não sei o pq.
5 Likes

Uma dúvida: caso eu queira entrar junto com outro amigo, precisamos encontrar outras duas pessoas pra formar o grupo de 5? Ou podemos ficar no grupo de vcs que já sabem usar?

1 Like

Olá Parusia! Com o tempo foi tendo uma mudança nisso. Entrem no nosso, por favor. Assim você veem mais rápido como usar. Caso depois fique muita gente pra acompanhar, pode dividir em grupos menores. Mas agora é melhor assim.

edit: Várias das pessoas estão com pouco acesso nesses dias agora do feriado, mas se você puder entrar lá no Trello já dá pra ir se ambientando. Tentem contato por esses links postados, e quando tiver o nome de usuário de vocês, coloquem aqui por favor!

1 Like

Ideia boa! Quando chegar em casa vou ver isso com mais calma, estou ocupando minha cabeça o máximo possível.

2 Likes