5 Caras - 20 Dias - Tentando um acompanhamento intensivo

Olá amigos do Rewire BR! Estive pensando numa ideia pra reunir algumas pessoas que não estejam conseguindo manter boas sequências. Pessoas que, como eu, tem muita dificuldade até mesmo de chegar na primeira semana. Esse é o problema que estou enfrentando há vários meses.

O que quero propor é formar um grupo pequeno em que cada um dos envolvidos se torne ativo durante o maior número de vezes por dia. Como? Através de pequenos check-ins programados em momentos específicos. Sem precisar de se alongar necessariamente, só mencionando que está atento e que pretende permanecer na luta.

Exemplo de aplicativo simples que eu achei, de checklist colaborativo. Se chama Codo. Nesse exemplo, cada pessoa vai marcando seu nome conforme chega sua hora. Os demais acompanham se a pessoa está conseguindo seguir seus reports e se estão se aproximando de um momento difícil.
Podemos usar um tópico aqui do forum ou um aplicativo colocando perguntas, comentários, etc

No fim do dia podemos ter momentos de comentários mais alongados, troca de experiências etc, claro, assim que as pessoas tiverem um tempinho maior, porque todo mundo tem suas correrias.
O mais importante é se comprometer a estar atento ao Reboot em pequenas acões várias vezes ao dia, formando uma cadeia de pessoas seguidamente dizendo NÃO AO PMO, se esforçando para não quebrar a corrente.

Quem tiver interesse por favor se apresente aqui! E vamos começar a nos organizar.
Comecei chamando os que eu vi no forum que tinham dificuldade mas que também são ativos. Algumas que já conversei antes e outros não.
@sadraw @795224890578427907125 @pedroooliveira @dnn923 @ramon.brasileiro25

Estamos num momento bom do fórum, com muitos diários rolando e iniciativas incríveis de trabalhos em grupo. Então você que esteja lendo e se interessar, se apresente por favor! Acho que se conseguirmos juntar cinco está bom para poder acompanhar todos de perto. Mesmo menos que isso também dá pra começar.

Combinaríamos os horários mais confortáveis pra cada pessoa contribuir, e os horários mais críticos que a pessoa precisa se superar e resistir. A ideia seria passar o dia como todo mundo ligado na sua recuperação.

5 Likes

Porque essa ideia?

Estou a muitos meses tentando emplacar uma sequência decente e não consigo. Hoje essa ideia surgiu porque, mesmo morrendo de saber que precisava evitar qualquer iniciativa PMO, eu acordei distraído de manhã e comecei um edging. Interrompi e percebi que precisava estar de novo em contato com outras pessoas, pra me concentrar na tarefa de parar.
Ao combater esse vício, estamos falando de algo muito poderoso, só aquela nossa motivação inicial nunca vai bastar. A gente precisa ir logo se cercando de um conjunto de estratégias para combater e prevenir os momentos de fraqueza.
Um exemplo que já mencionei, eu tento manter acompanhamento e check-ins em várias comunidades diferentes, ou em vários apps. Parece uma coisa boba, mas assim eu me reconecto com o objetivo algumas vezes por dia, nem que seja por dois minutos. Essas atitudes ficam marcando o compromisso na minha cabeça, me fazem mais distante de cair.
Já aconteceu várias vezes: quando eu começo a falhar nessas comunidades fica mais provável de eu cair, porque de modo geral estou me afastando do compromisso.

Minha experiência, e tenho visto muita gente confirmar isso aqui no forum, é que nós não caímos de um impulso só. Nós caímos porque vamos nos desligando PROGRESSIVAMENTE do compromisso, deixando de ficarmos atentos aos nossos objetivos.

  • Num determinado dia estamos bem, não lembramos do vício e no mal que faz, só vivemos o dia
  • No dia seguinte não nos conectamos no fórum, nem pensamos tanto no nosso objetivo,
  • Num terceiro dia, pra distrair um pouco, damos uma pequena olhada numa foto de rede social
  • Algumas horas depois clicamos num thumbnail de um vídeo um pouco mais triggering
  • No dia seguinte começamos a nos tocar, um sessão rápida de Edging, etc.

Como muitas pessoas já enfatizaram aqui: DESDE O PRIMEIRO DOS DIAS, A QUEDA JÁ ESTÁ SE ANUNCIANDO. Minha ideia é fazer um acompanhamento várias vezes por dia entre nós, nos certificando que estamos ligados no objetivo a maior parte do tempo. Então só funciona se os membros forem ativos, e se comprometerem a reportar em alguns horários pré-determinados durante o dia e a acompanhar o andamento do(s) outro(s)

3 Likes

Estou dentro! A ideia parece boa… estou baixando o app para entender como funfa.

Mais tarde posto algo a respeiro aqui…

2 Likes

Ótima ideia! Vou ver como o app funciona!
Para mim ultimamente as horas piores são antes de dormir, pelas 22 e 23 horas.
Para checar, acho que é amis fácil na hora do almoço que é mais certo de estar em casa, pelas 13 horas.
Nesses horários pode contar comigo!

2 Likes

E, agora que vi melhor seu print da lista, nossa, já estava na lista certinho! :scream:

2 Likes

Ahahah tem razão, cara! Que doido
Já é um sinal aí essa coincidência! Vamos estar todos de olho em você aí nessa hora crítica x)

2 Likes

Respondendo:

  1. Meu código de acompanhamento: b28cf1

  2. Que horários do dia você NÃO conseguiria atualizar seu status?
    Tenho internet no trabalho e dá pra ir rapidinho no celular e marcar. Quando NÃO poderia: entre 1h às 6h da manhã (geralmente dormindo), entre 8h e 9h (trajeto pro trabalho) 19h e 20h (trajeto pra casa)

  3. Horário mais crítico: Quando estou em casa. 6h as 8h, ao acordar, e entre 21h e 01h antes de dormir.
    Horário mais tranquilo: Pausa pro almoço, 13h as 14h

  4. Tempo de Nofap: Tenho uns seis anos de iniciativas nofap, entre idas e vindas

  5. Meu maior streak nos últimos três meses: Foi uns 15 dias apenas, no desafio Fevereiro do novoluar.

  6. Tenho falhado muito por conta de instabilidade emocional. É muito frequente pra mim me deixar atingir por estresses do dia a dia e abandonar uma rotina forte, saudável. Sem uma rotina de hábitos é difícil manter a cabeça no lugar e acabo caindo em P e M.

  7. Estou afastado já há algumas semanas, só aparecendo aqui bem de vez em quando. Leio algumas coisas mas já estive mais motivado, mais presente. Essa ideia é pra tentar reverter isso com mais concentração. Digo isso porque hoje de manhã estava distraído e comecei um edging. Ou seja, foi muito recente, há algumas poucas horas ainda havia uma iniciativa forte de M em mim. Zerei o contador e vou agora começar de novo.

4 Likes

O app “Codo” é simples (o que é muito bom), porém (aparentemente) não tem opção para repetir tarefas, e não consegui excluir as “listas” que fiz para teste.

Minha sugestão é usar o app “Wunderlist”… O que acham? Testei uns 3, e esse foi o melhor. Simples, leve e completo.

Se não funfar, ficamos com o “Codo” mesmo… só que vai ser tenso ter que criar notas todos os dias.

Meu e-mail secundário para fazer um teste:

[email protected]


Acho bom cada um fazer um resumo no fim do dia num tópico novo aqui (se der). Seria como um diário compartilhado, só que bem resumido.

Sugiro também simplificar os passos no início desse novo tópico (fiquei um pouco confuso de como as coisas vão funcionar).


É isso… o que vocês acham?

2 Likes


*1 Seu código de acompanhamento:

Código: d2f7f6

*2 Que horários do dia você NÃO conseguiria fazer um check?

As coisas são meio aleatórias para mim durante o dia… Mas se for para escolher um horário, pode ser os mais seguros, 12h e depois das 18h.

*3 Quais seus horários mais críticos e quais os mais tranquilos?

Quando acordo (5h ou 6h) e quando durmo tarde (depois das 23h).

*4 Há quanto tempo você tenta iniciativas nofap, reboot, rewire etc?

Rapaz… ja tenho um bom tempo tentando parar, mas essa ideia de reboot não tem muito, pois só comecei a entender como as coisas funcionam depois de ler o e-book.

*5 Qual foi seu maior streak nos últimos três meses?

Triste, só 4 dias…

*6 No caso de pessoas que não tem conseguido manter uma regularidade: Porque você acha que vem falhando tanto? Quais seriam seus pontos fracos?

Meu ponto fraco? Culpa. Uso como desculpa para continuar vendo esse lixo ao invés de entender que só foi uma queda. Tenho caído muito mais por causas das loucuras que se passam em minha mente do que quando estou sentindo vontade. Por incrível que pareça, na hora da vontade, com esforço (e graças a Deus) consigo não recair. Mas depois, sem vontade alguma, me jogo. Acho que tenho algum tipo de compulsão (depois falo mais a respeito)

Isso aqui resume muito:

Essas obsessões são preocupações que vão além da ansiedade sobre os problemas do dia-a-dia. O indivíduo tenta neutralizá-las com um determinado tipo de comportamento ou pensamento, chamado de compulsão. Ele sente que suas compulsões devem ser realizadas em respostas as obsessões. As compulsões são implementadas estritamente para reduzir a ansiedade ou impedir um temido resultado.

*7 Nesse momento atual de pouca regularidade, você se considera afastado da iniciativa nofap e desse Forum? Acha que já esteve mais presente no passado? Já esteve mais motivado?

Já estive mais motivado… vi seu post como uma oportunidade (mais uma) de tentar voltar para o caminho. Que Senhor me ajude (e tem ajudado, sei disso. Eu que vacilo demais).

2 Likes

Uau! Melhorou demais com esse app, Hamio. Vocês dois tem razão, é uma opção muito superior. Vai ser legal ter recursos de comunicação entre a gente.

Mandei convite teste para Hamio no Wunderlist. Garou e Sadraw ainda não deixaram email.

Concordo, Hamio. Acho que com o passar do tempo que vamos encontrando formas de usar melhor os recursos.

Com base nas informações que vocês colocaram, fiz uma checklist inicial pra gente começar a testar. É só um início, então imagino que ainda não usaremos todos os recursos possíveis da melhor forma.

Gosto muito dessa ideia, um diário compartilhado e resumido. Acho que no fim do dia pode ser o mais interessante para todos. Também vamos deixar links pros diários de cada um (ainda não tenho o meu :frowning: )

Então, tentando manter bem simples agora nesse início do processo, o que nós temos que fazer seria:
1) Deixar o email / aceitar o convite e verificar se estamos compartilhando o mesmo checklist
2) Quando chegar o horário especificado, marcar a tarefa que tem o seu nome, confirmando que você está firme no desafio e lembrando do seu compromisso.

– Quando marcamos no quadrado, a tarefa some, vai pra outra categoria. Estou preferindo marcar na estrela e nas Settings, colocar “Tarefa pendente com estrela” pra “manter posição” pra ficar no mesmo lugar.

É isso mesmo? O que acham? Já vamos fazendo valendo então, só em “versão beta”. Todos temos ocupações e com o tempo vamos encontrando o melhor jeito. Deixem mais sugestões de coisas que podem ficar melhor! Com o passar do tempo, podemos mexer nos horários, adequar horários que saberemos que teremos dificuldade no dia seguinte, por exemplo.

Quem estiver lendo e se interessar, se apresente! Responda a listinha de perguntas.

Aproveito para convidar dois companheiros antigos que tb estão num momento difícil: @adriandanilo e @dougs, pensem em participar ativamente dessa iniciativa!

3 Likes

Bem, tá aí as minhas respostas pro questionário:
E-mail para o app: [email protected]

  1. Código:
    e828d8

  2. Horários que não dá para fazer check:
    Quando não estou em casa, o que varia, alguns dias é na manhã, outros de tarde, o outros de noite.
    Eu vejo esse fórum normalmente pela manhã um pouco, na hora do almoço e antes de dormir, e quando vem as urges (na maioria das vezes).

  3. Horários críticos e tranquilos:
    Críticos: Depois do banho e antes de dormir
    Tranquilos: Ao acordar, quando tem movimento pela casa

  4. Tempo de NoFap:
    Desde o ano passado já conhecia o app, mas não tinha visto o fórum até fevereiro desse ano. Mas tentando NoFapear desde muito tempo atrás…

  5. Maior streak recente:
    16 dias.

  6. Porquê das falhas recentes, pontos fracos:
    Procrastinação, ociosidade, preguiça, tédio, estresse, ansiedade, querer se divertir com o que só destrói a mente e o corpo.

  7. Está mais/menos afastado/presente/motivado do NoFap?
    Nunca pensei em desistir de parar com essse vício, tem vezes que passa pela minha cabeça ser impossível ou que nunca vou conseguir, mas vou continuar lutando!

3 Likes

Pelo que entendi, lá você adiciona a pessoa pra um checklist específico, usando o email que a pessoa usou para se cadastrar no app. Enviei um convite pra você!

Aproveito pra fazer uma correção… reparei que o desafio de fevereiro já tem mais de três meses, então minha maior sequência de março pra cá deve ter sido uns 7 dias mais ou menos.

3 Likes

Valeu, Sadraw! Obrigado por participar. Ando acompanhando suas aventuras marítimas lá no outro tópico x)

Quando puder baixe o outro app que o Hamio descobriu, o Wunderlist! Está sendo bem melhor com ele.
Pra esse primeiro teste coloquei tarefas pra você só nos horários que você disse antes, mas assim que você entrar pode modificar, colocar checks em horários que você ache melhor, ok? Vamos conversando.

2 Likes

Acho que para essa ideia talvez sirva o tal do post wiki.
Taí uma boa hora de testar ele.

2 Likes

Ok! Já baixei o novo app.

1 Like

Exemplo de post wiki.

DaNao testando…
Entendi! Gostei disso, hein? x)

Legal né? Só não pode xingar ninguém usando o post! :wink:

1 Like

é uma função dos regulares :sunglasses:
depois de fazer um post normal, clica na chave de boca das configurações e escolha fazer wiki

1 Like

O mesmo do outro: [email protected]

1 Like

Acho que fica mais simples se for as 19h mesmo. Com o tempo podemos colocar horários mais específicos, dependendo da necessidade de cada um se manter concentrado.

2 Likes

Por enquanto não apareceu, criei uma lista teste e mandei convite para o seu e-mail para ver.

1 Like