Diário Elliot Alderson - 42e05877a7c656345

Dia 4

Um ponto importante para o nosso crescimento é saber suportar a dor e o desconforto. Só quando conseguimos aprender com as nossas dores é que nos tornamos maduros. Fugir do desconforto só adia a nossa evolução e nos faz ficar pra trás. Devemos ser antifrageis, aqueles que evoluem com os danos sofridos.

3 Likes

Dia 5

Refletindo novamente sobre a dependência emocional/carência, noto que mesmo não estando em um relacionamento a gente pode se tornar dependente emocional das pessoas. Esperar que alguém te procure, que alguém te dê atenção, que alguém reaja de alguma maneira a você nas diversas redes sociais que temos, esperar com muita intensidade aquela mensagem daquele amigo ou daquela pessoa , são alguns sintomas que eu noto em mim mesmo que fazem parte de uma dependencia emocional.

Devemos achar nossa fonte interna de alegria e contentamento, aprender a está feliz e em paz quando estamos completamente sozinhos. Buscar essa fonte de prazer que é estar com a gente mesmo é um passo pra vencer o vício em redes sociais e o vício em PMO também.

3 Likes

Dia 6

É de extrema importância ter algum objetivo nesse caminho. Uns dos fatores mais prejudiciais da depressão é a perca de objetivos e sentido nas coisas. A pessoa para de correr atrás das coisas porque não vê sentido nisso e sua vida acaba ficando ainda mais pesada por conta disso. Quando estamos em movimento e construindo algo, nos sentimos melhores e acabamos adquirindo mais confiança, você só perde o equilíbrio se a bicicleta parar.

Muitos acham que precisamos de um objetivo muito grande que irá mudar nossa vida e impactar a vidas das pessoas ao nosso redor, mas não é bem assim. Precisamos começar de leve e objetivos “bobos”.Com pequenos passos podemos adquirir objetivos e metas maiores, metas como meditar 5 minutos por dia pode se transformar em uma hora por dia, estudar algo por 20 minutos pode ser o primeiro passo pra estudar 5 horas pra um concurso ou vestibular e por aí vai, o principal é ter algo pra se fazer e algum lugar pra se ir.

4 Likes

Dia 7

É necessário parar de se importar com a opinião dos outros ao nosso respeito, normalmente as pessoas só conhecem uma parte superficial de nós e não nos compreende por completo, se importar com qualquer coisa que digam sobre nós é um desrespeito pra nós mesmo, pois só a gente que conhece o que a gente è ou não é de fato.

Querer mudar os que os outros pensam sobre nós também é uma perda de energia, porque qualquer coisa que você faça, os pensamentos das pessoas serão delas e você não terá como controlar isso de nenhum modo. O que pensarem sobre nós não é nosso problema, o problema é única e exclusivamente de quem pensar.

6 Likes

Ahh MULEKE! @ElliotAlderson
Passando já da primeira semana! Isso!! :facepunch:t4:
Tamo na corrida, esse 2019 vai ver uma galera livre!!
Sigo te acompanhando! Boa luta :free::muscle:t4:

2 Likes

parabens pela primeira semana…muito bom!

1 Like

Valeu irmão, vejo que você vai muito bem também!!! Mas continuar firme

1 Like

Valeeu mano, quero ver você ficando firme também, tamo junto!!

1 Like

Dia 8

Ontem acabei tendo uma crise depressiva, quase que não escrevi aqui. É incrível o quão forte é essa doença e o quanto ela se retroalimenta e nos prende de forma esmagadora. Eu estava indo super bem, tava quase considerando que a depressão era passado mas foi só dispararem um gatilho que os pensamentos vieram tão fortes como nunca. É preciso muita força pra sair desse ciclo e poder enxergar bem de novo, mas continuo tendo fé que irei superá esse mal.

6 Likes

Dia 9

Apesar de ser bastante importante manter o foco e a disciplina nessa jornada, também é preciso se descontrair um pouco. Levar tudo a sério demais pode ser bastante cansativo e contraprodutivo. Conseguir relaxar e apreciar as sutilezas da vida é um passo importante para adquirir uma vida realmente saudável e boa de se viver.

5 Likes

Dia 10

Hoje fui fazer a prova de processo seletivo de novo, pra outro estágio mas no mesmo formato da semana passada. Dessa vez a ansiedade não foi tào forte e as coisas fluíram mais levemente na minha cabeça, o processo pra lidar com esses sentimentos requer um treinamento diário e a plena atenção no dia-a-dia. É sempre ótimo ter uma melhora na nossa saúde mental e emocional.

5 Likes

Dia 11

Hoje foi um dia que eu estava um pouco desanimado. Por algum motivo acordei e as coisas pareceram que não tinham mais sentido. Quando se tem depressão, a possibilidade de acordar assim é real, acabando com a nossa vontade de fazer as coisas e aproveitar o dia. Mas mesmo assim fiz as coisas cotidianas e fui pra primeira aula da faculdade desse semestre.

Eu tenho que voltar ficar mais atento aos meus pensamentos e não me deixar levar.

5 Likes

Dia 12

Humor meio em baixa ainda, mas sigo na caminhada. Acho importante sentir que estamos agregando algo na vida dos outros e não ficar simplesmente sugando energia e atenção das outras pessoas, ser independente e criar a nossa própria fonte de satisfação, assim compartilhar essa satisfação para as outras pessoas também sem querer nada em troca.

6 Likes

Exato! vc ainda esta meditando diariamente?

2 Likes

Irmão, lembra que o humor baixo faz parte do processo (não é pq você está ficando depressivo).
A P te dava uma carga muito alta de serotonina. Sem ela seu cérebro tem que se acostumar com os níveis normais que as coisas boas da vida te oferecem, como a atividade física, o contato com as pessoas, a realização de tarefas, leituras, admiração de coisas belas etc
O cérebro voltará a sentir alegria com essas coisas, mas primeiro precisa descansar da P que você oferecia. O resultado disso é aridez mental, humor lá em baixo…
Mantenha-se firme!
Boa luta! :facepunch:t4::free:

5 Likes

Sim!! Se não fosse por ela estaria bem pior com certeza!! Com ela consigo manter o equilíbrio mínimo.

3 Likes

Digo que é um estado depressivo, pois mesmo com 180 dias ou 200 dias, eu me sentia da mesma forma. A diferença é que eu não tinha tanta consciência disso ou não aceitava isso. Tentava achar uma abordagem filosófica diferente, me empolgava com ela por um tempo, as coisas pareciam melhorar mas logo voltava pra baixo de novo. Daí eu ficava nesse ciclo.

3 Likes

eu comecei a meditar e foi vc que me sugeriu, há algum tempo…muito obrigado!

3 Likes

Por nada mano!! É sempre importante tirar um tempo pra si mesmo e esquecer o resto do mundo por um breve momento, na meditação temos essa oportunidade!! Continue praticando.

2 Likes

Dia 13

É preciso (de certa forma) aceitar as coisas como ela são. Quando temos resistência sobre algo, esse algo acaba ganhando força e não indo embora mais. Você está sempre ali se esforçando pra tirar algo da sua cabeça mas esse esforço acaba mantendo o seu objeto de aversão na sua mente ainda, porque você ainda estará pensando no que você não quer. Se eu pedir para você não pensar em um balão vermelho, você automaticamente vai pensar no bendito balão.

Aprender aceitar nossas emoções, pensamentos e até nossos comportamentos ruins, é o primeiro passo para buscar alternativas melhores e uma mudança concreta.

4 Likes