Até que ponto a possibilidade de nova uma nova recuperação pode levar à recaída?

Às vezes fico pensando, ao ver vários comentários sobre recaída, se a possibilidade infindável de um novo reboot serve como desculpa para nunca se terminar o reboot; sempre procrastiná-lo. Afinal, sempre poderemos fazer um reboot a partir de amanhã; ou depois; ou depois…

2 Likes

Acho que exatamente por pensarmos dessa forma; que há chances de reacaída; porque, sejamos franco; o que um viciado em PMO menos tem é vontade sexual no sentido estrito do termo. Geralmente a própria pessoa se induz à uma ereção ou estimilação sem o prévio ‘tesão’, algo totalmente artificial. Porque diferentemente do vício em drogas, não há uma dependência química forte; tanto que é muito difícil para um viciado em tóxico desviciar simplesmente porque quer parar; sem nenhuma intervençãp oi internação. Na PMO, ao contrário, encontramos um vício de estimação, que apesar de ser tão fácil controlar, nos prejudica tanto quanto outros vícios…

2 Likes

Ou talvez isso seja mera impressão tragicômica de quem usa droga há vários anos, todos os dias, e não se sinta viciada…

4 Likes

Estou meio atrasado, mas vamos lá!


Na verdade, está sim envolvida na PMO uma certa dependência química, de dopamina. Ela é uma substância que o próprio corpo gera e nos dá a sensação de prazer.
Com a PMO, há uma sobrecarga dela no cérebro, e por isso vem o vício.

Tem esse livro no fórum que fala mais, a parte científica é muito interessante:

2 Likes