Nunca vou vencer?

Tenho 16 anos cristão, conheci isso quando tinha 9 ou 10 anos. As vezes me pergunto se nunca vou vencer essa doença que me assolou por 7 anos, e, meu rank maior foi uma semana, nunca passei longe disso. Aderi a esse app a 3 mêses, sempre quando recaio sinto raiva e desapontado comigo mesmo, pois, os sentimentos negativos que isso trás é muito negativo. Como perda de felicidade, antisocial, ansiedade, depressão, perda de fala (não saber dar respostas nas conversas), falta de concentração no cérebro e mais, eu era muito mais feliz que hoje, muito mais. Vi isso tudo no ebook e os benefícios são de nunca ter conhecido esse mal, com seus 90 dias, 120 e ai vai. Me pergunto se vencerei e serei feliz. Quero me libertar e ser livre disso, mas sempre quando fico sem 3 ou 5 dias sem ver e cometo PMO sinto raiva e extrema desapontacao comigo mesmo, acabei de instalar um bloqueador(não tinha), quero saber como vai ser. Me ajude em conselhos…

6 Likes

Oi, amigo. Sou um pouco mais velho e comecei a ter contato com 13 e sem parar até aos 22. Atualmente tenho 24 e tenho lutado desde então, consegui passar uma vez dos 90 e é libertador, todos nós podemos vencer, paulatinamente podemos chegar lá. Desde maio quando tava com 129 dias minha média de recaída é 7. Mas finalmente estou com quase 11.

O conselho que eu te dou é abraçar hábitos saudáveis e não abandona los mesmo diante das quedas. Continue fazendo exercícios, alimentando bem, descansando e conversando com boas pessoas, não pare. Eu percebi que o desânimo das recaídas me deixava assolado e eu abandonava tudo isso e só piorava as coisas. Então vá substituindo por coisas saudáveis mantenha os hábitos bons e dê o seu melhor. Seja convicto. Esse inverno vai passar, depois dele sempre vem a primavera.

P. S. : Tem um mês que voltei a treinar e alimentar melhor, no início tava recaindo do mesmo jeito, mas alguns dias já me sentia melhor, então não parei. E agora tô colhendo os frutos novamente.

Outras sugestões que eu sei que é importante embora eu nem sempre use é nunca dialogar com o pensamento que deseja PMO e ter uma pessoa de confiança e que te entenda pra desabafar. Graças a Deus eu tenho uma pessoa assim e me ajuda muito a não desistir de vez.

4 Likes

Obrigado pelo conselho amigo. Hoje foi assustador, de manhã na escola antes de cometer PMO, eu estava totalmente social e rindo com meus amigos, hoje no final da tarde após ter cometido PMO, fui fazer um trabalho escolar e as palavras não apareciam para dialogar e eu nao fala muito simplesmente não tinha ânimo e respostas pra conversar, parecia que estava em um estado de aminesia. É assustador o que essa doença faz com o cérebro, de qualquer forma obrigado irmão.

3 Likes

Eu encaro a P como um efeito que se origina de uma causa. Quando há áreas da nossa vida que não vão muito bem ou que não estamos satisfeitos, quando há problemas que não conseguimos lidar, quando temos alguma crença limitante, utilizamos a P como válvula de escape.

Muitos vem com esse paradigma “quando eu largar a P minha vida vai melhorar” mas prefiro pensar assim “quando minha vida melhorar, não vou precisar mais de P”. Isso te dá mais motivação pra você buscar uma evolução de si mesmo, uma “causa” legítima pra eliminar a P da sua vida.

Outro ponto pra si considerar é o excesso de culpa. Culpa de nenhum modo vai te ajudar no caso vai fazer o oposto, te jogar mais pra baixo ainda. Encare o vicio como uma doença (o que realmente é), quando você fica gripado por acaso você fica culpado por espirrar? Trate o vicio da mesma maneira.

Por último recomendo o autoconhecimento, vá atrás de conhecer você de verdade e você vai descobrir que você é muito além desse vicio.

6 Likes

Grato pelo conselho @ElliotAlderson. Voce por acaso sabe por que desse efeito de ter falta de resposta em diálogos, ser menos social e etc?

1 Like

Não sou nenhum psicólogo, mas creio que é culpa. A culpa faz você desenvolver um sentimento de inferioridade, “pratiquei PMO então sou desprezivel, sou um nada”, você acaba se desvalorizando e não conseguindo se expor pra fora, porque tudo que você disser “vai ser ruim mesmo, porque eu me acho ruim”. É a famosa baixa autoestima gritando.

7 Likes

Eu estava recaindo muito, mas hoje já estou com 68 dias. Tem que acontecer algo em sua vida que faça vc parar de vez.

4 Likes

Cara não se preocupe muito. Você é jovem e tem muito o que viver ainda. Lembre-se que vc tem esse hábito a 7 anos então não é da noite pro dia que vc vai largar. Veja meu caso: tenho 33 anos, sou casado e minha esposa está grávida e sou viciado em PMO. Já faz alguns anos que tento largar mas o máximo de dias que consegui ficar foram 21 dias, mas eu não desisto e sei que vou conseguir me livrar desse vício. No meu caso eu percebi que sinto muita vontade quando estou sozinho (o q acontece muito) mas aos pouco eu estou cada vez mais ficando mais controlado. Tenha confiança em você e se recair não sinta culpa, em vez disso transforme a culpa em motivação. Estamos juntos nessa e vamos nos livrar desse vício.

5 Likes

Vou propor algo que funciona pra chegar aos 90 dias que muitos já sabem , e tem funcionado pra mim , além de tudo que já aprendeu como guardar os olhos , fugir de gatilhos instalando filtros , não assistindo nada que possa conter gatilhos em filmes ,serie , programas de TV , propagandas em sites , etc , tome 3 banhos gelados por dia durante 90 dias seguidos , manhã , tarde e noite de no mínimo 1 minuto cada , vai ver como funciona , pesquise sobre benefícios do banho gelado , até mais !

6 Likes