Eu Quero Viver a Vida da Maneira Correta

Hoje completam 5 dias. Sigo firme! Mas não é sobre isso que quero escrever hoje.

Tenho me sentido muito sozinho. Talvez inútil. Como vou explicar isso?

Não tenho amigos onde moro, basicamente. Todas as minhas amizades e contatos sociais eram estabelecidos na escola e/ou igreja. Mas ao terminar o ensino médio, todos meus amigos seguiram seus rumos e se mudaram, casaram, etc. Minhas amizade da igreja também. Fui criado desde pequeno em uma igreja bem pequenininha, onde todo mundo conhecia (conhece) todo mundo. E calhou também que essas amizades seguiram suas vidas. Basicamente, a única pessoa que restou aqui, sou eu.

Nunca fui uma pessoa que saía todos finais de semanas, etc, etc. Mas eu sempre estava frequentando escola e igreja, participando de eventos. E logo após todo mundo seguir seus rumos, isso meio que acabou. Veio a pandemia, e com isso a limitação.

Consegui um emprego durante alguns meses, no início do ano, mas já me encontro desempregado, apenas fazendo faculdade (EAD).

Eu sinto que apenas estou vivendo. Não estou aproveitando nada. Sei lá. Eu sempre fui tranquilo quanto à isso. Não me sinto pressionado, e nunca fui pressionado por meus pais. Vivo em um “privilégio” por ainda ser sustentado pelos pais.

Isso me faz sentir acomodado, e que eu estou deixando a vida passar. Literalmente não está acontecendo nada na minha vida. Nada. Nada impactante. Nada. Tipo: nada!

A vida é tão preciosa, e eu sinto que desde que terminei o ensino médio, eu não fiz algo “grandioso”. E eu sei, eu tenho consciência de que tá tudo bem se sentir assim, sei que é normal. Mas o difícil é não se sentir assim.

Sei que a vida não é apenas trabalhar e pagar boleto. Mas parece que é isso que eu quero.

Queria ter a sensação de me sentir útil. Entende?

Eu sei que tá todo mundo meio ‘ferrado’, mas é muito ruim mesmo assim, me sentir assim.

O mundo está caótico e eu tenho medo do futuro, e não quero apenas existir. Eu só queria ter a sensação de que eu estou realmente vivendo.

3 Likes

Se quiser a minha amizade, me mande uma mensagem em privado que eu te passo o meu zap.

1 Like

Sam, te entendo! já me senti muito assim.
primeira coisa que quero te dizer é que você É uma pessoa muito valiosa. independente de como se sinta, independente do que outros pensem de você, independente do que você faz ou deixa de fazer, você é muito valioso!
talvez vc nao de sinta assim agora, mas quem diz isso nunca dirá o contrário… o próprio Deus diz isso!
sobre utilidade… sei que você conhece a Palavra, e lá Jesus nos diz que nós somos o sal e a luz do mundo… se o sal não tiver gosto será pisado pelos homens, a luz não tem serventia alguma se ficar escondida… então devemos dar sabor e iluminar a vida das pessoas… ou seja, devemos ser úteis. como ser úteis para Deus? como ser o sal e a luz do mundo? fazendo exatamente o que ele diz anteriormente: ser manso, puro de coração, ser justo, ser humilde… devemos fazer a diferença! essa é a real utilidade aos olhos de Deus. se você está fazendo isso você já está sendo útil! agora, posso te dar uma dica para viver algo novo e extraordinário na sua vida? pergunte a Deus: “o que o Senhor quer de mim agora?” Ele com certeza vai te responder!

2 Likes

Por muito tempo me senti como você, acredito que em certa medida pior e isso afeta muito a qualidade da sua jornada em se livrar desse vício.

Em relação as amizades, eu talvez seja visto como pessimista, mas sinceramente parei de buscá-las. Colocava muita expectativa nisso antes, achava que seria a única forma de vencer o vício, mas hoje percebo que o que mais preciso diariamente é de Cristo. De modo muito forte as redes sociais e outras coisas do mundo atual nos fazem pensar que tem algo de errado em estar só e que precisamos de amigos, o que pode causar certo desânimo ou mesmo isolamento.

Quanto a esse sentimento de inutilidade, concordo com o que foi falado acima. Não sei no seu caso, mas me dedicar as atividades de estudo e trabalho me alegram muito, apesar de ser meio maçante. Pode ser que você esteja simplesmente sendo levado a acreditar que a prática do nofap está te deixando assim ou mesmo que se voltar a fazer vai ter alegria ou a sensação de se sentir melhor, não sei.

Se alguém disser que nunca sentiu angústia, medo ou algo do tipo, acredito que estará acontecendo algo de errado com ela. Isso é constitutivo do ser humano. Muitas pessoas se enchem de tudo o que podem para tentar anestesiar ou mesmo ignorar isso, mas sentir e fazer algo para mudar tal é o primeiro passo para aprimorar essas questões na vida de cada um.

E, sei lá, as vezes o algo grandioso que você vai fazer pode ser algo que só terá ciência mais a frente, ou quem sabe já fez e nem percebeu. Se cobrar é algo normal mas, você talvez precise colocar o foco em Cristo e no mais as coisas mudarão. Não sei se faz sentido ou se é muito filosófico.

2 Likes

Irmão por muitos anos me senti como vc , e te entendo totalmente , mas vai atrás dos seus Sonhos , Projetos , a vida da gente só tem sentido quando temos Metas e Objetivos de melhorar , pra dar uma qualidade de Vida melhor pra nós e pra os que nos rodeiam , falo não só financeiramente , tô falando como ser humano também , e não se compare com os outros blz , vc tem sua própria luz , metas e objetivos

2 Likes

Cara, acho que isso é algum sintoma da abstinência, pq a até uns dias atras eu tbm sentia isso.
Me sentia que não fazia parte de nada, que se eu sumisse nada no mundo sentiria minha falta, mas hoje esses sentimentos tão sendo substituídos por motivação e a cada dia to me dedicando mais pra ser alguém de orgulho profissionalmente e como pessoa.

2 Likes