Quanto a culpa, não se martirizar tanto é um exercício de autoempatia. Você fez uma coisa importante. Estabeleceu um objetivo abstrato, que usou como norte para alcançar determinada meta, e de maneira bem simples e usual. Eu penso em algo parecido as vezes, é legal essa ideia de desafio que você fez. Eu por exemplo as vezes penso em digamos que na ideia de santificar meu banheiro.
Recentemente tivemos que nos mudar as pressas para está nova casa. Eu já estava com cerca de 20 dias quando vim para cá. Logo, não tenho pretensões algumas de cair enquanto estiver morando aqui, irei se Deus quiser virar o ano limpo com cerca de 80 dias e se Deus quiser não irei cair nunca mais.
A ideia por trás de coisas como está talvez seja essa. A de usar micrometas para atingir objetivos maiores. Já tentou aumentar os desafios e metas??? Em vez de você se sentir mal por ter que cortar o cabelo ou fica careca, use isso como algo que lhe dará aprender. Não se sinta mal porquê você perdeu. Dobre a meta (momento dilma kkk) e coloque objetivos maiores.
Tenta ir até o fim desse ano limpo (a questão dos dias as vezes atrapalha, pensa em um período, pensa em passar as festas de fim de ano limpo por exemplo). Ai ano que vem você já pensa em passar o ano inteiro e se por acaso você cair?? Quando você cair, não se martirize. Reflita, isso é muito mais importante. Você tem que pensar. Mudar realmente, a maneira como você vê isso e objetivar não cair nunca mais.
Enfim. Espero que lhe conforte e lhe ajude realmente de alguma forma. Torço muito para você. Você é capaz. Não deixe que nem mesmo você lhe diga que você não é.
Bom dia!!!