Diário e Jornada - UmAprendiz 29M

Bom, encerrada a primeira fase da minha trajetória noFap, agora se inicia uma segunda.

Onde irei confessar os meus erros relacionados a minha trajetória sexual no sentido moral.

Não irei me ater a detalhes, mas apenas direi tudo no geral, de modo a não afetar quem quer que seja.

Irei fazer semanalmente para dar tempo para refletir. Todo domingo.

Será de grande ajuda para aqueles que estão enfrentando esse problema moral cruel que está nos causando e certamente nos causará muitas infelicidades.

Me enche de tristeza o nosso destino enquanto pessoas. Enquanto homens que só queriam na vida a companhia benéfica de uma companheira, e pela falta de paciência nos embrenhamos no vício.

Espero que estejamos cada vez mais conscientes da nossa trajetória, e que possamos fazer uma reflexão profunda e precisa de onde estamos errando.

Um grande abraço a todos.

5 Likes

Retomando a jornada depois de uma série de crises de ansiedade. A PMO prejudicou, enfim, a minha saúde mental e física.

Levando a sério agora porque preciso mudar de paradigma quanto ao sexo. Preciso emancipar as minhas energias da dependência. Preciso seguir um novo rumo, sem muita dor ao menos.

Sofri horrores por conta da ansiedade, poupo os detalhes porque realmente é quase como que uma sessão de tortura para quem lê.

5 Likes

Eu tô passando uma situação muito difícil. Não por causa da PMO, mas porque estou me sentindo ligado a duas pessoas, e é algo que nada pode destruir. No entanto, uma está namorando, e a outra, com outras preocupações.

É uma dor constante, incessante, implacável. Não tenho dinheiro, não tenho profissão, sinto dores terríveis por conta disso. Sinto que Deus foi tão misericordioso que acabou anestesiando a minha alma para que ao menos cessasse a sensação da dor.

Estou cansado. Esperava manter a minha vida independente de qualquer tipo de afeição, e acabou que estou ligado a essas duas pessoas, sem que possa ao menos chorar… Sem que ao menos possa abaixar a guarda, porque tudo ao meu redor é impiedade. Todos parecem estar felizes por essa dor incessante, que não estava me dando tréguas até o momento em que pedi ao Senhor misericórdia.

Acho que estou perdendo a fé, por misericórdia…

3 Likes

Bom, consegui atingir a castidade. De uma maneira muito simples, eu me entupi de Alberto Magno, que é um beato escolástico, e consegui finalmente obter o “controle” da minha libido.

Recomendo que leiam algum santo, particularmente no meu caso foi Alberto Magno, e que tentem dialogar com a obra ao ponto de vocês sentirem seguros, porque o santo ajuda nesse tipo de coisa, limpando a gente dos erros quando não conseguimos suportar por nós mesmos.

Mais do que ler a Bíblia, leiam algum santo, ou mesmo alguém que seja exemplo de castidade.

Eu obtive controle, não estou brocha como imaginava que fosse ser casto, mas consegui.

Controle nem é a palavra certa, seria mais a gente entrar num estado permanente de celibato, no qual podemos permanecer por um tempo indefinido.

Referências ao sexo ou mesma gestos sexuais não afetam, passam como se fossem gestos estranhos.

E nesse sentido, é adquirir liberdade.

Fora isso, não vejo como se possa alcançar a castidade de outra maneira.

4 Likes

No momento, não sentindo a menor alteração. Obviamente, quem procura acha, mas eu nem ao menos sinto a vontade de buscar.

Sinto falta, obviamente, de ter alguém para conversar, mas fui num app de bate papo aleatório e senti uma hostilidade que a gente só encontra mesmo na internet.

Eu não sou uma pessoa de ofender, e sempre que falo alguma coisa, é para o bem da pessoa, para corrigir alguma coisa, mas as pessoas agem de maneira perversa, para menosprezar e quiçá destruir.

Evitem esse tipo de coisa.

4 Likes

A tentação vem mas não me diz respeito, sou indiferente a ela, como se ela estivesse chamando outra pessoa.

Nesse sentido, eu não sofro tentações, porque elas passam, elas não atravessam o meu ser.

Portanto, tudo o que se refere ao outro gênero não me interessa, a não ser uma boa conversa e trocar ideias espontaneamente, sem a necessidade de pensar na pessoa o tempo todo.

Eu sempre fui uma pessoa com pudor, mas não casta. Nunca mantive relações sem que houvessem laços, e nesse sentido eu não tive tantos problemas como vejo outras pessoas tendo.

Agora se revelou na minha vida a possibilidade de manter a castidade por tempo indefinido, porque sei que esse tipo de coisa não me diz respeito mais, muito melhor uma companhia, um amigo, ou mesmo um namoro tranquilo, baseado na confiança, é o ideal.

Por isto insisto, leiam algum santo ou exemplo de castidade, esqueçam as fórmulas prontas e busquem imitar quem conseguiu antes de nós alcançar a castidade, porque ser casto não significa que você não consiga ter uma família, ou mesmo manter relações com quem amamos. Ser casto nos preserva de desvios que são difíceis depois de corrigir.

Pensem bem nisto, um abraço.

2 Likes

O problema do pessoal nofap é que querem antes dominar a própria libido antes de conquistar o estado permanente e de tempo indefinido, de castidade, de celibato.

Óbvio que o mais fácil é obter esse estado, ao invés de ter um esforço hercúleo e ineficiente, que é a consequência natural do estado de castidade.

3 Likes

Interessante sua visão meu amigo, nunca parei pra pensar nesse “estado de castidade”, pode ser uma boa mesmo, mesmo sem saber exatamente o que é, já sinto que devo abandonar algumas coisas pra seguir esse estado. Vou procurar conhecer mais isso

3 Likes

Cara, basicamente é você manter a sua mente fora das questões mais do desejo e focar mais nas suas virtudes. Por essa razão os santos são os que mais ensinam castidade. Esqueça essa coisa de castidade perpetua. A castidade não é a pessoa perder a capacidade de querer ter uma relação, mas sim não ter impulso com relação a esse tipo de coisa. É como se a gente ligasse e desligasse uma lâmpada, sendo que estar acesa ou apagada depende da gente. Agora, outra coisa é dominar a libido, o que a maioria das pessoas aqui estão buscando, ou seja, desejar o que quer. Eu acho uma coisa muito mais difícil do que atingir a castidade, e só conheço raras pessoas que conseguiram tal coisa.

2 Likes

É possível, mas é bem mais difícil e complicado de se atingir.

2 Likes

Uma recomendação:

Calistenia Híbrida, o canal possui material útil e o Hampton acabou de lançar uma rede social do próprio bolso.

Dá para ver que é uma pessoa que não sexualiza as coisas.

Que leitura sobre Alberto Magno você recomenda?

1 Like

Eu li o Da União com Deus (On Union with God), que deve ter outro título em português. Mas existem vários, é um autor polímata, sabia em profundidade vários assuntos, e não é tão difícil de se ler.

Você pode encontrar essa obra que te citei no project gutenberg.

1 Like

Bom, acordei bem, sem alterações e acho que é isso.

Vou esperar dar uma semana para comentar, porque realmente eu sequer senti a vontade de procurar esse tipo de coisa.

1 Like

Vou aproveitar e fazer algumas anotações sobre a castidade.

Ser casto é ver as coisas sem sexualizar, mas para isso é preciso saber distinguir o que é sexual do que não é sexual.

O grande problema da p* é que ela mistura as duas coisas, sem que saibamos mais discernir o que é aconselhável de se desejar, e o que não é aconselhável.

Tudo é uma questão de criar fronteiras entre o que é real e o que não é, o que é de fato, essencialmente uma coisa, e o que passa longe de ser, num primeiro momento.

Toda virtude em essência, sabe distinguir esse tipo de coisa, a pessoa virtuosa sabe distinguir o que é vício e o que não é, e é nesse sentido que a posse absoluta de uma conduta casta, é o divisor de águas no que diz respeito a uma conduta sexual sã.

Outra coisa muitíssimo importante é o pudor, no sentido de ter um limite com relação aos desejos, sem querer a sua própria destruição ou a destruição de ninguém no desejo mais sexual.

Nesse sentido, pudor e castidade são as duas virtudes mais importantes no que diz respeito a uma vida afetiva saudável.

2 Likes

A nossa sociedade falseia muito o desejo, e principalmente falseia o desejo afetivo ao ponto de desfigurá-lo.

Essa falsidade é tudo o que não queremos na nossa vida, porque o que é falso, é igual moeda falsa, não tem valor, ou seja, não vale trabalho, e no entanto ela se parece muito com uma nota real, que tem valor. O que não vale nada, não dá ganho. Ou seja, não acrescentamos nada em matéria de qualidades ou mesmo de personalidade.

2 Likes

Bom, castidade é ser assexual no que não diz respeito ao sexo.

1 Like

Firme e forte aqui. Tudo o que vem, volta. E, como ensina Nietzsche, o que não mata, fortalece.

Super tranquilo e sem nenhuma intenção de pmo. É como eu disse, certas coisas não me dizem respeito. E se não me dizem respeito, passam. Precisamos aprender a cada dia o que é bom para nós. E sabendo disso, estamos mais próximos da felicidade.

2 Likes

Bom, consegui finalmente atingir a castidade. A gente tem uma virtude quando podemos projetá-la, centrá-la nos outros ou em nós mesmos.

Eu não estou fazendo contagem para não me preocupar muito, mas comecei hoje e voltando ao fórum para dar um reforço no que já disse e ajudar quem precisa.

2 Likes

Então estou livre dos pensamentos sexuais compulsivos. Descobri primeiro o celibato, e depois como consequência, atingi a castidade, no sentido de manter a minha conduta sexual sob o meu controle e disposição, e sem que as coisas relacionadas a intimidade me façam algum mal.

Esse seriam as três etapas: amadurecer a sexualidade, por meio de leituras e reflexões, atingir o celibato e por fim atingir a castidade. E então manter a vida sexual em ordem, que seria a etapa seguinte.

3 Likes