A missão (Diário do novoluar)

Hoje é o dia 7 e este capítulo se chama:
Vencer a batalha na mente

Vou falar aqui algo que eu mesmo preciso muito internalizar:
A batalha contra a tentação precisa ser vencida na mente.

Se o pensamento vier e você fizer um cafuné nele, o pensamento vai ficar.
Se o pensamento ficar e você der ouvidos ao que ele tem a dizer, você vai querer olhar as imagens que ele sugere.
Se você começar a olhar as imagens, vai ficar estimulado.
Se você ficar estimulado,
você já perdeu a batalha.

Você é soldado de outras guerras, como eu. Sabe que, quase certamente, não há retorno quando se chega a este ponto.

A batalha precisa ser vencida no primeiro pensamento.
Imponha-se sobre a má ideia com o poder da sua vontade. Não dê espaço para ela brincar.

Razão de hoje: não quero envelhecer solitário, acostumado a trocar as pessoas de verdade por imagens fictícias e gozos de alguns segundos.

Boas vindas ao @atkins e ao @Paul. Força total para @Sousa!

:brazil: novoluar - e6755849e9c40215a

6 Likes

Muito bom, meu amigo @novoluar! Hj tb travei batalhas, parecia que estava nos meus primeiros dias! Foi difícil, acho que porque as coisas estavam mais fáceis, ai a vida resolve aumentar o level do desafio…só por hj, eu sobrevivi! Espero que a calmaria volte logo! Abraços.

5 Likes

Caramba, @lutador2.0!
Realmente, como disse o @MeloChristopher, “quem está de pé, cuide para que não caia”. Nós ainda vivemos num mundo que exalta a sensualidade, estamos expostos a gatilhos por toda a parte, e ainda temos nossas fragilidades… a vida vai aumentando o level sim! Nossa vigilância precisa estar tuchada no máximo! Força, e muita serenidade, meu amigo!

5 Likes

Sem duvida @novoluar! Todos nós podemos cair e cada segundo conta muito! Como vc ja sabe, no streak elevado ficamos mais resistentes, mas nem de longe nos tornamos invencíveis! No meu caso, percebi que tenho um certo padrão de comportamento fisiológico que altera entre a maior calmaria e a elevada vulnerabilidade…graças a Deus, o período de calmaria é muito maior, porém, qdo estou vunerável, estou mesmo…rss até algumas coisas fúteis que nem dou atenção, parece que nesses dias, viram obstáculos difíceis! E a sugestão da pmo vira uma constante na cabeça! O lado bom desse “padrão” é que eu sei que depois dessa tempestade, chega a bonança e um novo tempo de calmaria, só é preciso “sobreviver”…

4 Likes

Tem razão, @lutador2.0! É uma questão de paciência para resistir à fase árida, até voltar a verdura outra vez.

Quando a “fase árida” é a noite… eu encerro meu dia, vou dormir e acordo bem cedo para trabalhar no dia seguinte!

5 Likes

Sábias palavras meu camarada, sempre bom ler seus relatos! Salve!

5 Likes

Hoje é o dia zero, e este capítulo se chama:
Bloqueadores não vão te salvar

Esta tem sido a fase mais difícil desde que comecei a jornada. Parece que minha força de vontade enfraqueceu severamente. Quando caio, caio de combo, pelo menos umas três vezes. Ano passado eu tinha gana, lutava, tomava banho gelado, escrevia no diário… e nos últimos tempos, tenho apenas me rendido.

Até então, eu não usava bloqueadores. Sem eles, já tinha conseguido rebootar, e demorava para cair. Quando caía, conseguia entrar em outro streak longo em seguida. Cheguei a pensar que tinha “praticamente vencido” o vício. Mas agora, que minhas forças pareciam não estar bastando, foi preciso simplesmente ter humildade e aceitar a ajuda extra.

Instalei o SPIN no meu Android. Excelente navegador, e faz muito bem a função de bloquear. Praticamente resolveu o problema por vários dias, tanto que investi quase R$70 para adquirir a licença de 1 ano e poder fazer customizações nos filtros.

R$ 70 para ficar 1 ano sem recair e vencer meu vício? Tá barato, pago sorrindo. A gente paga isso em remédios quando fica doente do corpo, por que não investir também no remédio para as doenças da mente?

Para proteger o laptop, fiz um combinado entre K9 Web Protection (o que sobrou dele, pois foi descontinuado) e Qustodio.

Ontem, fazendo a configuração, fui “testar se estava funcionando” e acabei achando brechas. Como o bombeiro que vai fazer um resgate e se queima, fui configurar os bloqueadores, entrei em contato com P e recaí.

Buscando tapar os buracos e consertar as falhas, caí outras vezes. Descobri até falhas no SPIN. Seguindo a orientação do Como Parar, não vou contar qual é a brecha, caso alguém esteja conseguindo se manter com esses bloqueadores de forma eficaz.

Mas a conclusão é: bloqueadores sempre terão brechas. E se você estiver com a vontade maldita, a tela na sua frente e usar um mínimo de criatividade, você vai descobrir um jeito de driblar a proteção. Ainda que não consiga nenhuma imagem, se estiver com a vontade maldita, vai fazer MO com a foto de um contatinho do Whatsapp ou com qualquer bobagem que encontrar para fantasiar em sua mente.

Ou seja: você não pode simplesmente confiar nos bloqueadores e relaxar, da mesma forma que não pode dirigir de olhos fechados só porque seu carro tem airbag.

A verdade crua: nada, absolutamente nada, substitui a força da sua vontade. A resolução, o compromisso, a decisão, etc. Use bloqueadores, mas nunca ache que dá para “terceirizar” o esforço.

Não dá pra “soltar o peso do corpo” e achar que o bloqueador vai te segurar. Não vai, você vai cair. Então, acima de qualquer ferramenta externa, invista na única que pode te salvar de forma definitiva: sua própria determinação.

Hora de voltar para os fundamentos, tomar fôlego e encarar a luta.


Agradeço ao @795224890578427907125, @lutador2.0, @GK.Snake e @Paul pela força na última recaída.
@ElliotAlderson, você é um herói! Força na nova subida!

Faz tempo que não vejo o @Astronauta, @EstoVir, @Soares, @Juvenal, @blffn, @bruno_mbandeira, se puderem, passem aqui pra trocar uma ideia!

:brazil: novoluar - e6755849e9c40215a

15 Likes

Sinto muito pelas recaídas, capitão. Que você possa ficar de pé o mais rápido possível e continue a inspirar-nos não somente pela luta mas também pelo exemplo e pelas vitórias.

Estou aqui, a maioria das vezes acompanhando de longe. Acabei gerando outro código num momento de desânimo e tristeza, caso deseje me seguir, o código atual é 092pf0

Grande abraço!

6 Likes

@novoluar @ElliotAlderson meu primeiro dia sem nenhum efeito, nem vontade de pmo e acho que vai ser assim até o sétimo dia, uma vez que, observando o meu último padrão de comportamento, tenho recaído exatamente no oitavo dia(todas as segunda-feiras). Então vou ficar esperto! Desse vez eu não vou cair!

5 Likes

Só te desejo força nesse recomeço de jornada meu camarada!
E assino em baixo, a maior ferramenta contra esse vício é a força de vontade, sei muito bem que bloqueadores, apesar de muito bons, possuem brechas imensas.
Vamos juntos seguir adiante nessa jornada mais uma vez, e sei que você vai nos liderar com maestria, pois é uma inspiração e motivação para muitos daqui!
Aquele abraço e muita garra pra você meu querido amigo!

7 Likes

Obrigado pela força e pelo encorajamento, meus amigos!
Parece que conforme subimos de level na jornada, o vício também se sofistica para continuar nos desafiando… então não se pode nunca parar, é preciso se reinventar o tempo todo. Novas estratégias, novos compromissos, novos hábitos, estar sempre se transformando para melhor.

@EstoVir, estava sem o seu código, obrigado por compartilhar! Você já está com um streak de patente alta, parabéns!

@lutador2.0, segunda-feira quero ver você lutar como um leão! Vai quebrar esse ciclo!

@GK.Snake, agradeço muito pela amizade e pelo incentivo! Vamos juntos subir essa ladeira. Qual é seu objetivo atual?

@795224890578427907125, meu irmão de batalha, parabéns pela fase atual e pelos resultados! Tem razão, é preciso manter a regularidade aqui no “quartel” para estar sempre vigilante na batalha. Às vezes a rotina entra numa correria pesada, mas não sumirei!

Que Deus fortaleça vocês! Forte abraço!

8 Likes

Falou tudo @novoluar, é isso mesmo, quando se está fraco mentalmente vc acaba fazendo de tudo pra se jogar no abismo.
Não utilizo nenhum bloqueador pq sei que se vir a vontade sei que o bloqueador não vai me segurar, por isso tenho treinado o controle, minha respiração, não me deixar levar por qualquer vontade… enfim… Força na caminhada, vamos levar nossas quedas como uma lição a se aprender, estou pensando assim.

Ando meio sumido mesmo mas sempre estou lendo os diários do pessoal e etc… sempre te acompanhando nesta batalha. Boa caminhada pra gente e pra todos do fórum !!!

abraçosss

8 Likes

@novoluar, tinha estabelecido os 90 dias de Reboot, porém de início, espero bater o último streak alto de 31 dias… A partir daí a verdadeira batalha começa!
Tudo de bom meu camarada, avante!

6 Likes

Tive umas 2 quedas em uma semana. Mas estou aí. Desejo força a todos.

6 Likes

@Soares, eu tive 4 quedas em menos de 24h, vamos juntos levantar e lutar novamente!

@GK.Snake, nem que tenhamos que rastejar, vamos chegar lá e alcançar esses objetivos. Primeiro 31, depois os 90, um dia de cada vez!

@blffn, você tem razão. Sem treinar o controle, nada mais adianta. Força na caminhada! Que bom que está aqui conosco!

10 Likes

Estou em uma péssima semana, em quase todos as áreas, inclusive trabalho, isso já influencia bastante mentalmente, assim acabamos ficando totalmente mais propensos a quedas, estou há cinco dias seguidos caindo direto, isso é terrível.
Espero que todos nós aqui, superem isso o mais rápido possível.

5 Likes

Hoje é o dia 2, e este capítulo se chama:
Eu posso, mas não vou

Um dia meio chuvoso, cinza. Sem muita motivação para estudar e fazer os trabalhos que preciso. O tédio vem chegando, uma certa carência, solidão…

Aquela vontadezinha de olhar umas garotas na internet aparece. Eu posso?

Claro que posso. Já sei até a brecha do bloqueador que posso usar. Estou sozinho em casa, livre.

Poder, eu posso.

O que vai acontecer é que durante alguns minutos eu vou ficar me iludindo, igual um bobo. Depois do ato, vou me sentir um trapo, com menos ânimo ainda para fazer as coisas, mas as obrigações vão continuar existindo. E vou continuar sozinho, porque a garota da internet não vai se materializar aqui para me fazer companhia.

E a garota real, que realmente poderia fazer parte da minha vida, vai continuar longe, enquanto eu estiver ocupado em fugir da realidade me contentando com mentiras.

Eu poderia procurar garotas da internet nesse exato instante.
Mas não vou.

:brazil: novoluar - e6755849e9c40215a


Seja bem-vindo, @Victor777! Não foi por acaso que você achou esse app. Você achou uma comunidade que compartilha da mesma vontade de ser livre para viver uma vida sem ilusões.

@Murilo99, está uma semana realmente pouco promissora, sinto que para muita gente. Talvez não dê para esperarmos grandes coisas dela, mas se conseguirmos pelo menos segurar a barra para não fazer mais besteiras, já vai ser lucro. Basta vencer o dia de hoje, que o amanhã cuidará de si mesmo.

9 Likes

Esse é o tipo de visão que precisamos ter em relação ao vicio! Precisamos analisar, descobrir padrões, colocar na balança prós e contras e dissecar toda a sua estrutura…vc descreveu o cenário perfeito em que muitos de nós caimos (inclusive os casados), a procrastinação se fortalece e une forças com a pmo nesses dias! E a gente, na maioria das vezes, fica entorpecido pelo vicio e acaba caindo na rede! Mas não hj e não o meu amigo @novoluar! Parabéns pela sobriedade e força na resistência! Avante!

5 Likes

Estou torcendo por vc companheiro de fórum! Isso é uma fase ruim da vida onde a escuridão prevalece , quando menos esperar o sol comeca a brilhar novamente e tudo volta a melhorar ! Fé e boa noite !

4 Likes

Vlw, esse fórum já está me ajudando muito!

5 Likes